Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Notas borradas e a burrada

Estamos vivendo uma epidemia de assaltos a caixas eletrônicos, explodindo-os para poder roubas o dinheiro.

E uma proteção utilizada é a de manchar estas notas com tinta, tornando “claro” que ela é fruto de um roubo, e portanto não mais válida.

Porém, como era de se esperar, os bandidos já conseguiram descobrir um produto que remove, ao menos com um satisfatório resultado, a mancha, possibilitando uma reentrada em circulação mais fácil.

Neste momento gostaria de dar uma sugestão a estas empresas que gastam milhões em pesquisas para procurarem meios de se remover manchas das roupas. Contrate estes bandidos, pois com pouco tempo, pouco estudo e pouco gasto eles conseguiram retirar a mancha que o fabricante da tecnologia disse que após inúmeros testes com inúmeros solventes não conseguiram obter êxito na remoção da mancha.

A população foi avisada que no caso de receber uma nota dessas será necessário ir até o banco, o dinheiro será confiscado, se abrirá um processo para averiguação da origem da nota e somente depois de algum tempo é que você, pobre cidadão honesto, talvez, repito, talvez, tenha seu dinheiro ressarcido.

Fico imaginando o quanto isso motiva uma pessoa que recebeu uma nota dessa fica motivada em ir ao banco. Ela já terá o transtorno de ir, aguardar atendimento, ter que prestar informações – e isso considero correto, afinal, já algo de errado que foi o roubo da nota – e além disso ficará sem o dinheiro por um bom tempo, correndo sérios riscos de nunca mais reaver este dinheiro. O que imagino que acontecerá é que as pessoas com estas notas tentarão, na miúda, passar para frente, evitando assim a possibilidade de perda do dinheiro.

E o criminoso fica de boa, pensando em como conseguir mais dinheiro.

E será que existe uma alternativa melhor? Não sou especialista em segurança, mas creio que uma outra forma possibilitaria uma maior possibilidade de detecção destes bandidos.

Inicialmente mudaremos a regra da nota manchada. Caso uma pessoa receba esta nota, basta ir em qualquer agência bancária, registrar a ocorrência (deixando nome, documentos, telefone e número serial da nota) e sair com uma nota novinha, e só.

Os bancos (caso ainda não façam isso) ter um controle do número serial de cada nota colocada em cada caixa eletrônico, a cada carregamento. Deste modo seria possível detectar de qual caixa aquela nota recebida pelo banco foi furtada.

Quando ocorrer de duas ou mais notas de um mesmo caixa forem registradas, seria necessário acionar a polícia para que ela faça uma engenharia reversa, ou seja, começar por quem entregou a nota e ir descobrindo de quem a nota veio (claro que em alguns casos a pessoa pode não saber), gerando assim uma cadeia de troca. Fazendo-se este mapeamento através de várias pessoas se encontrará pessoas em comum, ou seja, uma pessoa que em algum momento passou mais de uma nota do mesmo caixa. Isso já tornaria a pessoa suspeita, visto que dificilmente uma pessoa que receba uma nota de alguém receberia de outra pessoa outra nota roubada do mesmo caixa.

Deste modo seria possível detectar suspeitos, e provavelmente responsáveis pelo roubo, sem o menor prejuízo para a pessoa que recebeu uma nota fruto de roubo.

Mas vivemos no Brasil, dificilmente uma ideia para facilitar a vida da população e prender alguém é levada a sério.

Continuaremos, então, com as notas borradas e a burrada.

Um comentário:

angel disse...

O pior é que o banco está falhando na sua primícia que é de salvaguardar nosso dinheirinho.
Só o que sabem é usá-lo a seu favor e cobrar taxas bancárias e juros altíssimos quando alguém precisa de algum empréstimo ou então eles se "esquecem" de mandar fatura do cartão e você deve correr atrás e paga com multa pelo erro deles.
Falhando na proteção, não querem ficar no prejuízo e, assim mais uma vez, querem repassar o prejuízo ao cidadão.
Este se teve o azar de pegar nota manchada passa de vítima a suspeito e assim arca com o ônus.
Mais absurda é a idéia que os próprios bancos estejam repassando as notas através dos caixas eletrônicos, agindo assim de má fé para com seus próprios clientes.
Não seria mais simples aumentar a segurança dos caixas evitando novos assaltos do que usar tinta e danificar o dinheiro.
Este recurso é o mesmo que dizer: "somos incapazes de dar proteção ao dinheiro que nos foi confiado pelo cidadão de bem e se me roubam eu também te ferro (ladrões e cidadãos). Só que eles se esquecem que este ato de manchar implica de anemão que o produto do roubo perderá o valor.
O que mais me impressiona é que a ganância é tanta que ainda querem receber pelo leite derramado e você paga o pato ( mesmo manchado).
Abraço
Angela