Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

sábado, 6 de junho de 2009

Me engana que eu gosto

Moro em condomínio, e pude presenciar uma “mudança muito interessante”.

Antigamente era permitido a cobrança de 20% de multa, caso o pagamento fosse feito após a data de vencimento. E quem pagasse até o vencimento, ou fosse fiel ao pagamento, não obtinha nenhum desconto. Depois veio uma lei que limitou ao máximo de 2% o valor da multa. E o que aconteceu? Criou-se o desconto fidelidade.

Na verdade o que houve foi o acréscimo da multa no valor do próprio condomínio, mas quem pagar até o vencimento terá direito ao desconto fidelidade, que a única coisa que faz é somente retornar o valor ao anterior, da época da multa de 20%.

Não há nada de desconto nisso, somente o não acréscimo. Se a pessoa deixar de pagar no prazo, ele perderá o “desconto” e também terá a multa de 2%, e o valor final é exatamente igual ao valor antigo com a multa de 20%. Incrível isso, não?

Será que era para ficarmos felizes com o desconto fidelidade? Certamente quem fez isso sabe muito bem matemática, e criou uma forma de ter a multa de 20% ainda, mas e as pessoas que fizeram a lei? Será que não possuem o menor conhecimento matemático? Será que não poderiam escrever na lei “O valor a ser pago, após o vencimento, não poderá sofrer variação maior que 2%”? Deste modo, não vinculariam 2% a palavra multa mas sim a variação, que contempla tanto desconto quanto juros.

Bom, mas vivemos em um país de aparências, onde fingem que se preocupam, nós fingimos que acreditamos, fingimos que está bom e continuamos fingindo…

6 comentários:

Anônimo disse...

nossa que sacanagem hein?!
acho vida de prédio chata por isso. e não se pode nem reclamar!

Amigao disse...

E ainda dizem que é casa própria?

Dulce Miller disse...

Chato isso... =/

Boa semana pra você!

Arthurius Maximus disse...

No país do jeitinho é assim. Só quando entendermos que o jeitinho não ajuda em nada é que essas coisas acabarão. Em relação ao condomínio até entendo; pois com a nova lei, os atrasos foram para a estratosfera porque o jeitinho fez o brasileiro achar que a multa era uma merreca. Logo alguns passaram a prejudicar muitos e vários condomínios tiveram problemas de caixa.

O jeitinho de uns puxa o jeitinho de outros e, como ninguém acha certo cumprir as suas obrigações... os jeitinhos se proliferam.

Vinicius Giglioli disse...

Fiz um post com a mesma imagem no meu blog.

A sociedade para mim é ciclica, que nem a terra.
Uma hora esfria tudo e volta a era glacial.

Depois reinicia.


abraço Leda

Anônimo disse...

A coisa mais difícil que existe é cobrar condominio atrasado, por isso essa ideia engenhosa de punir os maus pagadores.
Já vi esse esquema em uma escola, davam um desconto para quem pagasse até o dia 5 e quem pagasse até o dia 10 não tinha desconto e depois disso tinha multa.
Acho que é uma ideia boa, pois as pessoas vivem na dependência de prêmios ou castigos e isso não é de agora, Sócrates já falava sobre isso.