Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Questão de caráter

Vende bem porque é fresquinho, ou, é fresquinho porque vende bem?

Stacy Sullivan, primeira gerente de recursos humanos da Google, se lembra da primeira vez que os fundadores da empresa a fizeram quebrarem um paradigma. No seu segundo dia de trabalho, no final de 1999, Page e Brin - fundadores da Google - apareceram em seu escritório com a sugestão de transformar a sala de reuniões em uma creche para cuidar dos filhos dos funcionários. Sullivan ficou horrorizada com a idéia de quebrar tudo na sala de reuniões. A idéia parecia "não apropriada" para um ambiente de trabalho corporativo. Além disso, somados TODOS os filhos de TODOS os funcionários da Google naquela época, você chegava ao incrível número de 2.

- Depois que eu expus todos os argumentos que eu conhecia, Page e Brin olharam para mim e disseram:

- Legal, mas por que não podemos transformar a sala de reunião em uma creche?

Com esse ESPÍRITO de quebra-tudo, a Google acaba de ser escolhida - primeira de muitas futuras vezes - O MELHOR LUGAR PARA SE TRABALHAR NOS EUA. Ou seria melhor dizer, O MELHOR LUGAR PARA SE VIVER NOS EUA? Comida não falta. Sergey Brin, fundador da Google, acredita que o funcionário da empresa não pode trabalhar distante mais que 150 metros de uma boa cafeteria repleta de comes e bebes saudáveis. Dito e feito.

Sujou a roupa? Leva para o escritório. A lavanderia da Google fica aberta 24 horas. Tá precisando trocar o óleo do carro? Enquanto trabalha, a oficina da Google dá um tapa no carango. Se estiver sujo, o lava carros da Google dá o toque final. O verão tá chegando e você quer entrar no shape? Dá uma passada na big huge academia de malhação da Google. Tá faltando motivação para malhar? A Google subsidia o personal trainer. Tá estressado? Passa na sala de massagem do escritório. Já domina o inglês? Inscreva-se nas aulas de Mandarin, Japonês, Espanhol e Francês. Chegou o dia de comemorar o aniversário de casamento com a patroa? A equipe de "concierge" da Google faz a reserva para o jantar no melhor restaurante da cidade. Quer comprar um carro novo? Se escolher um carro híbrido, a Google te dá US$ 5 mil doletas para comprar o carro. Você conhece algum amigo que se encaixa naquela posição recém aberta na Google? Se a companhia fechar negócio com o cidadão, o googleniano leva 2 mil dólares para casa. Nasceu o filhote? PARABÉNS! A Google te dá 500 dólares para bancar os gastos extras com o pimpolho nas primeiras quatro semanas. Sente-se sozinho e deseja fazer novas amizades? Compareça às festas TGIF (Thanks God Its Friday!) onde o networking rola solto. Tá cansado de dirigir até o escritório da Google? Sem problemas, o ônibus da empresa pega você em uma das dezenas de paradas pela cidade. Ops, não viu nenhuma novidade nesse benefício? E se eu te disser que todos os ônibus da Google são equipados com rede sem fio wireless para você se conectar à web no caminho para o escritório? Melhorou?

E tem mais, cada um dos 10 mil funcionários da Google tem direito a: ficou doente, fica em casa. O funcionário tem "sick days unlimited". Passeio anual grátis em estação de ski, todas as despesas pagas. Fantástica série de palestras semanais com FAMOSAS e RELEVANTES personalidades. Comida grátis. Equipe grátis de médicos residentes. Piscina, quadra de vôlei, paredes para escalar, scooters e mídia centers. 20% do tempo de trabalho livre para se dedicar a projetos FORA DO BARALHO.

A Google oferece tantos benefícios aos googlenianos, que o difícil não é trazer o funcionário para o trabalho, mas mandá-lo embora para casa. A turma simplesmente não tem motivos para ir embora! Até quem não trabalha na Google quer conhecer a organização por dentro. Mikhail Gorbachev, Margaret Thatcher e Muhammad Yunus são algumas das celebridades que passaram por lá recentemente para aprender alguma coisa.

- A Google não é uma empresa convencional. Nós não temos nenhuma intenção de sermos uma. - primeiro parágrafo da lendária carta assinada por Page e Brin, distribuída aos potenciais acionistas da Google, pouco antes de abrir o capital da empresa em 2004.

Fazer esportes, assistir a palestras interessantes, ter acesso 24 x 7 à internet, comida saudável a qualquer hora do dia, ajuda para resolver com tranqüilidade os pequenos grandes problemas da vida (lavar roupa e carro, melhorar de um resfriado ou cuidar dos filhos, conhecer novas pessoas) existem por um único motivo: atrair e reter os mais interessantes seres humanos do planeta. Seres humanos que querem mudar o mundo, não amadores que procuram por uma boa teta para mamar.

A Google não é um clube de campo paizão. Eles não estão relaxados. Eles querem mudar o mundo. Organizar, disponibilizar e tornar útil toda a informação disponível no mundo. A turma da Google não vive para escrever códigos ou vender links patrocinados, eles têm uma causa e estão com pressa.

A Google oferece benefícios para provocar o SENSO DE URGÊNCIA e não a complacência nas pessoas. Cada benefício é escolhido a dedo para estimular a mente criativa de todos nós. Esse espírito quebra-tudo da Google atraiu muito talento e muito dinheiro nos últimos anos. Hoje, dinheiro não é problema para a Google. Com apenas 8 anos de idade, a empresa fatura mais de 10 bilhões de dólares por ano. O valor de uma única ação ultrapassa 483 dólares! Eles têm mais de 10 bilhões de doletas na poupaça para investir, comprar, reformar, inventar o que quiserem! Eles têm todo o dinheiro do mundo para comprar o maior e mais confortável escritório do planeta, entretanto, os funcionários da Google trabalham "apertados" em cubículos próximos uns dos outros, simulando o permanente ambiente de sala de estudo de faculdade onde os fundadores começaram a empresa.

A indústria de tecnologia é privilegiada. Talvez por ser uma indústria jovem, liderada por pessoas jovens (Bill Gates e Steve Jobs), muitas vezes sem nenhuma experiência em mega corporações regradas e engessadas, que negam, renegam e desprezam as regras medíocres do mundo corporativo que CASTRAM a criatividade do SER HUMANO.

Inspirado por essas histórias, um empresário Brasileiro da indústria de tecnologia, líder de 300 pessoas, implementou boa parte dessas idéias em sua empresa. Café-da-manhã à vontade, cafeteria abundante, artes e música por todos os escritórios, carros da empresa, horário livre para ir e vir, bônus agressivo. RESULTADO: Complacência generalizada. A empresa quebrou

24 meses depois. Pergunta que não quer calar: por que a oferta de tantos benefícios gerou senso de urgência na Google, enquanto na pequena empresa Brasileira gerou complacência? Pergunta que te faz pensar: o que vem primeiro, os melhores seres humanos ou os melhores benefícios? Pergunta que você precisa fazer: seres humanos talentosos precisam de piscina e quadra de vôlei para fazer acontecer? A pergunta das perguntas: a Google é o que é porque oferece tantos benefícios, ou, porque oferece tantos benefícios ela é o que é? A pergunta final: se a Google retirasse todos os benefícios, a empresa continuaria a superar as suas metas de crescimento?

Uma única resposta para todas as perguntas: o que faz uma empresa são os seres humanos de CARÁTER. Nunca duvide disso. Pessoas por pessoas, não tem valor algum. Capital Humano é balela! O que move as coisas é o CARÁTER das pessoas. Se as vendas estão ruins, o problema é vendedor não o mercado; se todos os dias os funcionários tem que "sair do sistema" para a coisa funcionar, o problema é o programador não o sistema. CARÁTER vem antes de pessoas e benefícios. Os melhores seres humanos do mundo tem CARÁTER. Para eles, os benefícios são uma mera alavanca para atingir os objetivos sempre maiores que perseguem em todos os momentos de suas vidas. Quem perceber que é importante respeitar isso, e facilitar a vida dessas pessoas, irá criar o ambiente ideal a uma geração de riqueza sem precedentes.

Os melhores Seres Humanos do mundo não nasceram para mamar nas tetas do Estado, mas para transformar o Estado de benefícios em um Estado de Caráter. A Vida é sobre usar o que recebemos para produzir riqueza para aqueles que ainda não tem o que recebemos. Quando vai cair a ficha?

3 comentários:

Valdemir Reis disse...

“Amigo é coisa pra se guardar...” Como diz o poeta. Amigo Carlos aqui de volta ao seu belo espaço para agradecer de coração sua gentileza em nos honrar com sua visita. Saiba que muito nos fortalece, sua presença é sempre agradável e especial. Obrigado mesmo.... Apareça sempre lá! Confesso que admiro bastante o seu trabalho, parabéns pelo tema publicado, ótimo texto, que bacana, precioso e interessante. "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Fernando Pessoa. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Felicidades. Desejo uma semana repleta de realizações e de muito sucesso extensivo aos familiares, muita paz, saúde, brilhe sempre, bênçãos, proteção e alegria. Que a luz divina oriente e ilumine o nosso caminhar... Um abraço fraterno.
Valdemir Reis

dragus disse...

A única desvantagem do Google é o grau de exigência.

Eles te dão tudo isso, mas em troca querem que seja mais do sua alma, querem resultados.

Quem não dá resultados recebe o cartão vermelho e é demitido com a mesma cordialidade de sempre. =p

Por isso que lá funciona... Sem contar que QUEIMA muito mais ser demitido lá do que aqui no Brasil. Mas isso é questão cultural, lá o fracassado é culpado, aqui é vítima sempre. =p

Arthurius Maximus disse...

Essa é uma realidade ainda distante para nós. Por aqui as empresas acham que pagar um vale refeição de 3,00 reais é o suficiente para o trabalhador se virar por 8, 10 ou 12 horas.

Ao mesmo tempo, essa classe dominante quer para si todo e qualquer benefício que puder juntar; seja lícito ou não.