Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

sábado, 11 de abril de 2009

Nosso terremoto diário

Esta semana ocorreu um grande terremoto na região central da Itália, vitimando aproximadamente 300 pessoas, desabrigando milhares e provocando um grande prejuízo financeiro e um incomensurável prejuízo histórico e arquitetônico.

Isso gerou uma grande repercussão na mídia, não somente a da Itália mas de todo o mundo. Centenas de pessoas foram enviadas lá para retratarem os enormes prejuízos.

E eu me pergunto se tal fato merece realmente tal repercussão. Claro que lastimo as vidas que foram perdidas, os sonhos que nunca serão realizados, os lugares históricos que nunca mais poderão ser admirados, mas penso se este terremoto é maior do que o que ocorre diariamente aqui neste nosso país.

Quantas pessoas morrem diariamente neste país, por motivos não naturais? Duvido que não seja muitas vezes mais do que ocorreu no terremoto. Quantas pessoas morrem em busca de atendimento médico? Quantas pessoas morrem por falta de comida? Quantas pessoas morrem devido a violência que assola este país? Quantas pessoas morrem no trânsito, devido ao desrespeito dos motoristas?

Certamente este número é muito, mas muito grande mesmo. E fico pensando no que gera estes problemas. Fico pensando nas corrupções que tiram milhões de reais do serviço público, não dando atendimento médico descente a população, deixando-a à própria sorte. Fico pensando na educação que não dão, gerando uma população imensa de incapazes, e que pela falta de condições e de preparo psicológico são “adotados” pelo crime, matando a torto e a direita, afinal, não possuem nada a perder. Fico pensando nos inúmeros miseráveis, que são renovados a cada geração para que continuem mantendo no poder aqueles que fazem de tudo para nada darem a eles, deixando morrer de fome e doenças facilmente tratadas há séculos. Fico pensando nos criminosos que são gerados motivados pelos “belos” exemplos da justiça, deixando em liberdade assassinos, corruptos.

O que falei é um pouco do que ocorre aqui diariamente, e que de tão corriqueiro nem nos importamos mais. São milhares de vidas indo embora diariamente, e o pior de tudo, por motivos que são planemente possíveis de serem prevenidos, ao contrário do terremoto.

As pessoas ficam desoladas com mortes provocadas por fenômenos incontroláveis, mas parecem não se importar pelas mortes provocadas por nós mesmos.

O acontecido na Itália certamente provocará em muitas pessoas reflexões sobre a vida, sobre seus modos, sobre como podem fazer para viver melhor. Isso é ótimo, mas será que não podemos promover esta mesma reflexão pelas mortes onde nós mesmos somos os responsáveis? Será que não podemos ficar tão consternados com tudo o que ocorre cotidianamente a ponto de mudarmos isso, de exigirmos dos nossos “representantes” a seriedade necessária para melhorar a vida da população?

Que as pessoas tomem ciência do nosso terremoto diário, e passem a fazer o que está ao seu alcance para evitar, pois sobre este, certamente temos pleno domínio.

13 comentários:

angel disse...

Parabéns!
Concordo com você. Estamos vivendo em mundo de desigualdades e contrastes muito grandes. A violência solta nas ruas o descaso das autoridades e as pessoas sentindo-se cada vez mais sozinhas e desamparadas.
Pessoas morrendo à espera de atendimento nos hospitais, milhares morrendo no trânsito violento ou de doenças inadmissíveis em pleno século XXI como febre amarela, dengue e outras, isto tudo sem falar na violência das ruas, dos assaltos, sequestros etc.
São os heróis anônimos. Soldados desconhecidos nesta batalha diária.
Mas infelizmente isto não dá Ibope. Falar dos milhares que sobrevivem de catar lixo para reciclar e que com isto acabam fazendo um bem para a própria cidade e para os outros cidadãos mais afortunados. Melhor falar dos traficantes que continuam a comandar os crimes de dentro dos presídios de segurança MÁXIMA.
No Brasil o crime é mais organizado que a própria polícia.
Um fato que me chamou a atenção neste final de semana ocorreu em minha cidade.
A polícia foi acionada por moradores que encontraram uma moto abandonada com a chave no contato. Ela foi até lá e recolheu a moto.
Um dia depois uma família deu queixa do sumiço de um rapaz. O dono da moto.
Alguns dias depois algumas pessoas passando pelo local onde a moto foi encontrada perceberam o mato amassado e resolveram fazer uma busca. Encontraram o rapaz assassinado. Então a polícia foi acionada pelos moradores e "achou-se" o rapaz desaparecido.
Minha pergunta: quando a polícia foi lá pela primeira vez ela não notou nada estranho no mato? Não ficou curiosa com o fato da moto ser encontrada naquelas situações? Não se preocupou em dar uma busca no local?
Depois quando a família deu queixa do sumiço, não passou pela cabeça dos policiais unir os fatos e voltar ao local para averiguações?
Precisou que populares encontrassem o corpo?
Até que ponto estamos mesmo sendo protegidos pela polícia?
Angel

Jhennifer Cavassola disse...

Ihhhhhm é mesmo, quantas, quantas, quantas? Milhares!!!!!!!!
Mas olha, no Brasil ninguém está nem ai pra isso, o povo não liga. Pensam sempre que nunca chegará aqui, não olham ao redor sabe. Não veem a violência, os acidentes de carros, o que houve em SC, não conseguem enxergar nada. Se enxergassem de verdade, agiriam diferente e com certeza existiria um prevenção.

Outro dia viajei e vi um monte de gente com som alto ligado nos carros, ultrapassando caminhões e carros em estrada perigosa, fazendo tudo errado. E ai? Depoois a causa do acidente são as estradas!

Jogam lixos em todos os lugares, gastam energia e agua a mais da conta, depois reclamam da revolta da natureza!

E a alimentação? Nunca mais foi a mesma! É incrivel o tanto de bobagem que comemos, o tanto de porcaria!! Ai reclamam do cancer!

É complicado! Falta conscientização!

Cadinho RoCo disse...

Brasil - o País da Mentira
Cadinho RoCo

ninguém disse...

Você foi ao ponto: nossos terremotos são diários e mais devastadores.
abração

Nanda Botelho disse...

Obrigada pela visita!

Vc compreendeu exatamente o que eu quis dizer no texto, santos do capitalismo, essa forma de caridade que deixa o ser humano incapaz tem que acabar, e sim precisamos extirpar o político que precisa do pobre coitado.

Quanto ao seu texto, eu pensei uma coisa semelhante. Perguntei-me, porquê a comoção da morte de 50, 100, 200 pessoas ao mesmo tempo, é maior do que a comoção sobre pessoas que morrem em quantidade maior pelo nosso estilo de vida desviado, todos os dias?

Bjão.

LC disse...

Carlos, você tem toda razão. Esses acontecimentos nos fazem olhar para a dor do outro e assim de certa formas esquecermos de nossas dores, sofremos e falamos de salvar o outro, mas e nós?
Para a midia é assunto novo, enquanto a morte aqui ao nosso lado, é corriqueira não há nela graça alguma, sim a midia procura dar 'graça' a desgraça.
LC

Valdemir Reis disse...

Olá Carlos estou matando a saudade deste maravilhoso espaço, que lugar belo e harmonioso. Espetacular e cada vez melhor! Parabéns pelo belo trabalho que desenvolve. quero convidar você para uma homenagem, passa lá em; http://www.valdemireis.blogspot.com ou em; http://www.valdemircantinhopaz.blogspot.com, vamos brindar juntos, temos postado um texto especial desenvolvido para você, quero na oportunidade entregar seu merecido “ PRÊMIO” , você conquistou, sim leve o seu e seja generoso distribuindo com seus os amigos. Vamos estender a festa... Estou esperando você. Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Muito Obrigadoooooooo... Por sua simpatia e amizade!!! Também quero desejar um feliz e abençoado fim de semana para toda família. Brilhe sempre, sucesso, prosperidade, proteção e paz. Fique com Deus.
Volte sempre!
Valdemir Reis

MARU disse...

Carlos, sou grande admiradora de tua mäe. Angel, e tenho de dizer que você näo desmerece.
Peço perdäo pelos errores gramaticais que possa cometer, mas o idioma que mais domino é o español.Näo gosto usar o traductor, porque é muito precario.

Estou de acôrdo com o que você dis.
Mas näo creia que isso só acontece no Brasil.
Na España também.
Todas as semanas têmos um terremoto de mortes na estrada, só porque näo se colocam o cinto de seguridade. Que absurdo.
Ou bebem, ou se drogam e pegam o carro....
E mil coisas mais...
Sobre os governantes... dizem que cada povo têm os governantes que se merecem.
É verdade, pois a vontade do povo se escreve nas urnas.
Agora estamos todos muito contentes porque Obama é presidente, mas e as duas legislaturas que votaram Partido Republicano???
Meu filho mais velho, que é Doutor Informático e trabalha como profesor na Universidade de Cornell
(estado de N.Y.) faz quince anos que mora alí, e por isso vamos (meu marido e eu) muito.Êle mesmo näo comprendia como Bush podía estar 8 anos no poder.
E isso acontecem todos os países.
Meu filho, isto é muito difícil, só con gente jovem como vocês, este mundo pode melhorar...
A gente de minha idade (tenho 59 anos) näo resolvimos muitas coisas...
Perdäo.
Um beijo grande

MARU disse...

Muitas felicidades no dia do descobrimento do Brasi.
Ese dia o mundo têve muita sorte.
Un abraço, amigo.

MARU disse...

Perdäo, näo disse biem.
Descobrimento do Brasil.

MARU disse...

http://angelacasos.blogspot.com/

Estoy buscando votos para apoyar a Angel, por favor, entra en su blog.
Un beso, luego vendré dejarte mi comentario MMMMUUUUAAAAAA

Nanda Botelho disse...

Vim saber o que aconteceu com vc, andas muito ocupado?

Abraço!

Nanda Botelho disse...

Parabéns pelo casamento!!!

Que essa nova etapa de vida lhe traga muitas alegrias e aprendizados!

Como assim recebi selos de sua mãe?

Das três de quem recebi, a que parece mais sua mãe é a Angel, é ela?

Coisa boa! Gosto muito dela!

Abraço!

Ah! Vc pegou algum selo? É que estou publicando o link de quem pegou.