Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

terça-feira, 10 de março de 2009

Unidos do comprometimento

O carnaval acabou, é verdade, mas quero tratar sobre algo que esta época do ano sempre me faz refletir.

Na apuração das notas, vê-se a reação das torcidas cada vez que não sai a nota 10. Qualquer 9.9 (no Rio) ou 9.75 (São Paulo) é motivo o suficiente para as pessoas ficarem bravas com o jurado.

Mas que coisa, por que ficar bravo com uma nota 9.9 ou 9.75? É uma excelente nota, quase a perfeição segundo os critérios estabelecidos. Será que eles são tão exigentes e por isso não gostam da nota? Por que será que eles ficam bravos?

Para mim, o motivo é o comprometimento que eles tem para com a causa. Estas pessoas estão comprometidas com a escola, com o objetivo de ser o melhor possível na apresentação na avenida, e em função deste comprometimento abrem mão de muitas coisas, de tempo, de dinheiro, de convívio familiar, de lazer, tudo porque “compraram” a idéia de fazer o melhor. E quando uma pessoa se compromete ela sempre dá o seu melhor, e certamente não gosta quando descobre que o melhor dela não foi o suficiente para ser o melhor possível.

E se não creem que é o comprometimento, então por que estas pessoas, nas escolas e faculdades, se contentam com a nota mínima, a suficiente para passar, ao invés de 10? Será que estas pessoas ficariam tão descontentes caso tirassem um 9.9?

O que será que faz com que uma pessoa se comprometa com uma causa? Capacidade de se comprometer, de se esforçar ao máximo, de buscar o inalcancável todos possuem. Resta-nos saber onde e quando queremos utilizar deste recurso.

Vejo o comprometimento como um exercício, que devemos fazer sempre, buscando cada vez mais. Podemos na empresa sempre aumentarmos nosso comprometimento com os objetivos dela, dos clientes. Podemos nos comprometer conosco, querendo ser melhor a cada dia, adquirindo novos conhecimentos. Podemos nos comprometer com nossa família, para sempre termos o melhor ambiente possível, o mais harmônico.

Podemos nos comprometer com a sociedade em fazermos as coisas do melhor modo possível, ajudarmos a quem necessita, deixar de nos omitirmos quando pudermos, criarmos meios que facilitem aos que pouco acesso possuem à quase tudo.

Eu firmei um compromisso comigo mesmo, de a cada dia que for terminar, eu poder dizer “Hoje eu sou melhor do que fui ontem”. E vocês, estão comprometidos com que?

2 comentários:

Climão Tahiti disse...

Entendo a revolta nessas notas.

Se reparar muito raramente surgem "8" em desfiles, logo os valores decimais na verdade são as notas 7, 8, 9, 10 e talz.

Isso revolta, porque na verdade um 9,7 é na prática um 7, mas ninguém pode reclamar abertamente porque como o "9," é válido aos olhos do povão reclamar desse quesito vai de encontro a interesses como o de redes de televisão que controlam o carnaval.

Carlos disse...

otimo texto, também já tinha parado para pensar nisso, é fascinante a determinação de algumas pessoas.

Quando uma pessoa tem um bom motivo, deve se dedicar naquilo que está fazendo, sem pensar em fatores externos.

Eu me comprometi a estar sem no lugar que eu quero, onde esteja feliz e tranquilo, às vezes as pessoas vão abaixando a cabeça e se contentando com coisas que desgradam e quando veêm já não tem mais volta.

Abração