Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

sábado, 14 de março de 2009

E a economia crescendo…

A economia do mundo está afundando? Será mesmo? Será que as notícias que lemos na internet (ou jornais) e vemos na TV são realmente verdadeiras? Será que os números estão desfavoráveis? Será que aumentará o desemprego?

Antes que me achem maluco por questionar tudo isso, direi o motivo deste monte de questionamentos. Acompanho as notícias, vejo números negativos sobre a economia, o aumento do desemprego, mas nesta semana algo me chamou a atenção. Em minha cidade tem uma empresa que é distribuidora de remédios, que novamente está ampliando o seu espaço. Já fez isso pouco tempo atrás e agora aumentará novamente. E não é pouco aumento não, é grande.

E se a economia está mal, por que uma empresa cresceria? Empresas de cobrança também estão bem, empresas que cuidam de processos judiciais também. E as empresas de segurança privada, então? Estas estão crescendo que nem loucas! Provavelmente as editoras também estejam aumentando receita com livros de auto-ajuda.

Vi outra vez um novo tipo de profissional, o “personal amigo” (não me lembro o nome ‘oficial’ da profissão) que nada mais é do que uma pessoa que recebe para ser amigo da outra, para poder conversar, sair, essas coisas simples.

E por que citei tudo isso? Para mostrar o que está crescendo nesta sociedade. Estamos gerando uma sociedade de doentes (física, psicológica e espiritualmente), que necessitam de mais e mais remédios para ficarem “bem”. Somos uma sociedade onde o comprar e ter é mais importante que ser e fazer o bem, e em nome da necessidade de comprar a qualquer preço, pessoas se matam de trabalhar, se isolam dos demais (“personal amigo” na área), compram mais do que podem e depois são protestados, e entra nas empresas de recuperação de crédito. Se não dá certo, então processos judiciais são abertos contras as pessoas.

A preocupação do dinheiro acima de tudo torna as pessoas frias, insensíveis aos demais, sem contar que isso gera mais isolamento entre os que possuem muito e os que quase nada possuem, tendo como consequência uma revolta das pessoas e o desfecho para a violência. E então se investe em segurança privada.

A economia infelizmente está crescendo sim, na desgraça da sociedade, sobre a perda de seus valores, seus princípios. Adoraria ver estes setores da economia indo à falência. Ninguém precisando de “personal amigo”, ninguém precisando se drogar (falo dos remédios) para conseguirem se suportar, ninguém gastando mais do que o que ganha, ninguém arrumando confusão, ninguém sendo protestado.

Torçamos para esta economia falir, o mais rápido possível. Certamente será uma das melhores coisas que poderão ocorrer neste planeta.

6 comentários:

angel disse...

Também torço pra isso, filho!
Mas, infelizmente parece que o mundo está de pernas pro ar, ou será que são as pessoas que pararam de pensar e enfiaram suas cabeças na terra?
Enquanto cresce a indústria da marginalidade e todas as outras correlatas morrem os valores e as verdades.
Ótimo domingo pra você.
Beijos
angel

Anônimo disse...

É verdade. Mas essa é a sociedade de consumo que tanto é idolatrada.

Nesse as aspecto os budistas têm uma lição que é de fundamental importância para todos nós: A moderação.

Sem a abundância máxima e nem a miséria máxima. O ideal, em tudo o que o ser humano faz é tomar o que eles chamam de "caminho do meio".

E é isso que precisamos aprender.

Anderson Emídio disse...

Em tempos de relacionamentos superficiais e do imediatismo do mundo contemporâneo só faltava esta:personal amigo.
Já ouvi falar sobre esta "profissão",faz muito sucesso entre os jogadores de futebol,dentre eles Adriano e Robinho.
A crise da economia não é a mais importante ou preocupante,a crise de identidade é a que destrói e pode acabar com nossa sociedade.

Abraço.

NÓS MULHERES disse...

GRANDE VERDADE,A INDUSTRIA DE REMÉDIOS TENDEM A CRESCER,PRINCIPALMENTE OS REMEDIOS ANTI DEPRESSIVOS E LIVROS DE AUTO AJUDA TB,PORQUE A SOCIEDADE ESRA CARENTE E DOENTIA PSICOLOGICAMENTE. GRANDE NEGOCIO SERIA ABRIR INDUSTRIA DE REMEDIOS OU ESCREVER UM LIVRO DE AUTO AJUDA OU MESMO SER UM PERSONAL AMIGO, ESSA FOI DEMAIS...RSRSRS

Climão Tahiti disse...

Infelizmente é apenas essa a indústria que vai crescer... Pelos próximos anos até o fim da raça humana (que não deve demorar muito).

Amigao disse...

Amigao,
O personal amigo é a segunda profissão mais antiga do mundo.
A mais antiga é aquela que todo mundo já sabe mas que é quase a mesma coisa.
É sempre bom te ler e pensar e refletir.

boa tarde amigão!