Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Suborno

Eis algo que temos de sobra neste país. É suborno para tudo quanto é lado. Na esfera pública é onde temos os casos mais divulgados, e talvez a maior incidência. É sempre alguém pagando para poder receber algo em troca.  Esta prática ganha os jornais, a mídia e vai de difundindo na sociedade, a tal ponto dela achar que isso é normal (saliento que normal é somente uma coisa estatisticamente favorecida, não tem nada de certo ou errado) e começam a fazer seus subornos diários.

Esta semana vi uma anúncio em meu prédio. Uma pessoa perdeu um MP4 player e pediu que quem encontrasse devolvesse, e que esta pessoa seria recompensada. Para mim, quando se oferece dinheiro em troca de um favor está se subornando a pessoa, para 'motiva-la' a fazer o certo. Eu fico imaginando o que leva uma pessoa a somente devolver algo que é de outra pessoa, e que sabe quem é esta pessoa. Educação, valores, princípios não existem, empatia para imaginar como seria desagradável perder algo não bastam mais? É necessário ter dinheiro para fazer o certo?

Não sei quanto a vocês, mas para mim isso é suborno. Já presenciei casos em que conhecidos perderem o celular. Ligaram e a pessoa que atendeu disse claramente que queria dinheiro para devolver o aparelho. Talvez tenham aprendido na TV. E isso se alastra no país. Também vejo do mesmo modo pais que dizem para os filhos que se eles ficarem quietos comprarão presentes, doces, etc. Como a criança aprenderá a negociar no futuro, e como ela se indignará com os políticos se eles farão exatamente o mesmo que eles aprenderam durante toda a vida?

Não sou contrário a gratidão, que é um reconhecimento e valorização à uma ação feita, mas isso deve ocorrer se o beneficado assim quiser, e sem antecipar tal ação.

Há os que dirão que é assim mesmo, que tem que ser esperto, já que somente os espertos se dão bem. Será mesmo?

Talvez o esperto se dê bem ganhando um dinheiro deste modo, mas certamente ele está perdendo muito devido aos outros espertos, que agem sobre ele e que tem mais "bala na agulha". Ou será que estes espertos possuem uma boa saúde, uma boa escola, um bom transporte?

2 comentários:

Nanda Botelho disse...

Concordo com vc, essa estória de ser esperto já deveria ser combatida. Associar ação reta com ser bobo, é o que de pior tem.
Fazer o certo nem sempre é o mais fácil, mas é sempre o que mais gratifica. Precisamos aprender, lembrar e fazer isso!
Mas não devemos esquecer que tem muita gente fazendo o certo, não devemos empanar nossa visão porque uns não fazem!

Carlos disse...

Concordo, essa situação com certeza é suborno, e é absurda.

As pessoas deveriam ter uma noção de certo e errado, mesmo não existindo uma verdade absoluta para esses dois lados.

Fazer o certo porque somos incentivados dessa maneira, ou deixar de fazer o errado só porque estaremos sujeitos a algum tipo de punição é ridículo.

Existe um juíz do qual nós não podemos fugir em momento algum, e ele está na nossa consciência.