Liberdade
Como vou me posicionar diante do mundo.
A condição de escolher como vou me posicionar (como eu serei) diante das coisas.
Constitui a essência do homem, a liberdade verdadeira humana, a liberdade perante todas as vinculações (biológica, psicológica, sociológica), a liberdade do espírito em face da natureza. (Psicoterapia e Sentido da Vida. Frankl, Viktor E)
Pro atividade
Ser proativo é mais do que tomar a iniciativa.
É reconhecer que somos responsáveis pelas nossas próprias escolhas e que temos a liberdade de escolher com base em princípios e valores, mais do que em circunstâncias e condições.
As pessoas proativas são vítimas da mudança e escolhem não ser vítimas, não ser reativas, nem pôr a culpa nos outros. (Stephen R. Covey)
Resiliência
Adaptar-se às situações de forma consciente, sem perder a identidade, e aprender com a experiência, fortalecendo-se.
Habilidade de levantar-se de sobre as adversidades; recuperar-se e “construir” uma vida significativa e produtiva; adaptar-se. (Estado de Arte em Resiliência. Maria Angélica Kotliarenco Ph.D)
Capacidade humana universal para fazer frente às adversidades da vida, superá-las ou, inclusive, ser transformado por elas. (Estado de Arte em Resiliência. Maria Angélica Kotliarenco Ph.D)
Capacidade pela qual as pessoas podem sobrepor-se às experiências negativas e até se fortalecerem no processo de superá-las. (Resiliência em la Escuela. Nan Henderson, Mike M. Milstein.)
Características da pessoa resiliente: Indivíduos socialmente competentes, possuidores de habilidades para a vida tais como: pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas e de tomar iniciativa. São firmes em seus propósitos (objetivo / missão) e têm uma visão positiva do seu próprio futuro: têm interesses especiais, metas e motivações para seguir em frente, na escola e na vida. (Resiliência em la Escuela. Nan Henderson, Mike M. Milstein.)
Características típicas da pessoa resiliente: Iniciativa, independência, introspecção, relação, humor, criatividade e moralidade. (Resiliência em la Escuela. Nan Henderson, Mike M. Milstein.)
---
Os termos acima escutei muito no programa de desenvolvimento que fiz, e na pós também. E tenho o prazer de conviver com pessoas que buscam exercer os termos, tirá-los do papel e aplicá-los em suas vidas.
E como é bom exercitar estas palavras, perceber que a vida é um presente, e como tal, podemos fazer o que quiser dela.
5 comentários:
Lindas suas palavras.
Muito obrigada!
Olá.
Aqui aprendi que sou resiliente.
Que coisa!
Olá! novamente frases muito boas as que vc coloca!
Bom, passando para desejar, antes de mais nada, um excelente final de semana e feriado de carnaval!
E, bem, será que sou resiliente??? =D
Depois, falar que seu blog é Roxie! O selo e outras coisinhas estão no blog Two Ways! Espero que goste!
Bjus
Oi obrigada pela visita!
Gostei da mensagem!
Postar um comentário