Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

domingo, 28 de dezembro de 2008

Fiador

Você vai alugar uma casa? Precisa de fiador. Vai fazer um financiamento para carro? Precisa de um fiador. Vai fazer um crédito estudantil? Precisa de fiador.

Atualmente tudo no mundo necessita de fiador. E o que é fiador? Deixo duas definições:

sm.
1 Aquele que fia ou abona alguém, que responde por ele 
2 Aquele que se obriga a pagar dívida ou a cumprir obrigação de outra pessoa, caso esta não as cumpra no tempo e sob as condições dispostas em contrato; AVALISTA

No caso que citei é o segundo, que será responsável por arcar a dívida caso a pessoa que tenha pego não pague a dívida.

Há anos que me pergunto o motivo da existência desta pessoa, com esta característica. Escutei respostas dizendo que isso dá uma garantia a quem empresta, e quanto mais garantias mais fácil sai o empréstimo e quem sabe os juros diminuem, já que o risco é minimizado. Sei disso, mas vejo coisas absurdas assim como coisas ruins com isso.

Normalmente quem é o fiador é sempre alguém da família, afinal, quem é que vai querer colocar ‘o seu na reta’ por causa do compromisso de pagamento de outro? Então eu vou fazer um financiamento, e coloco meu pai como meu fiador. Perfeito, contrato feito e tudo bem, pois meu pai tem condições de arcar com o compromisso que EU assumi caso EU não tenha condições de pagar. Então o meu pai resolver fazer um financiamento, e ele também precisa de um fiador, então eu pergunto: “Por que?”. Se ele já demonstrou capacidade de arcar com um compromisso que nem dele é, por que ele precisa de um fiador? ELE já demonstrou ter capacidade ao se tornar um fiador de outra pessoa. Aí vem o argumento que quem empresta precisa de garantias (blah) e então o que acontece? EU fico como fiador do meu pai.

Engraçado. EU não tinha condições de fazer um empréstimo sem o aval de alguém, e por isso meu pai assinou. E depois EU passei a ser o fiador do meu pai? Ficamos num círculo ridículo, no mínimo. Como é que uma pessoa que precisa o aval de outra para fazer empréstimo pode ser fiador de outra pessoa? No mínimo quem precisou de um fiador jamais poderá ser fiador de ninguém, afinal, se eu não tenho dinheiro para garantir o MEU empréstimo, terei menos ainda para garantir o empréstimo dos outros.

Sei também que o fiador é bom ter pois consegue-se exigir dele o pagamento. Se por lei conseguimos exigir o pagamento, por que não fazemos isso de quem empresta, que é o responsável? Por que a lei consegue somente exigir do fiador e não exigir da pessoa que fez o empréstimo? Alguém pode responder aqui que o fiador é uma pessoa que garantiu, por isso pode-se exigir. Sei disso, mas lembre-se do caso acima, onde EU fiz um empréstimo e onde EU fui fiador ao mesmo tempo. Se eu tenho condições de ser fiador certamente tenho condições de pagar, ou então se exigirem legalmente o pagamento.

Seria tão mais simples se exigissem de quem se compromete o pagamento. Imagina quanta chateação não evitariam, pois pedir isso é complicado, sem contar que pode gerar grandes problemas familiares. Sem contar que isso é um incentivo aos sem vergonha de plantão, pois como a dívida ficará com o fiador e não com quem fez o empréstimo, que se danem os outros, não é?

Espero que nossas leis passem a imputar a responsabilidade as pessoas certas, que exijam que elas sejam mais honestas a vida toda, para que num momento onde for necessário fazer um empréstimo o passado dela seja o fiador.

Um comentário:

Nil- Home Office disse...

Ótima matéria!
Concordo plenamente com voce!

Nil