Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

domingo, 28 de setembro de 2008

A minha educação depende da sua


Pois bem, essa foi a frase que vi em um adesivo num ônibus. A princípio o objetivo dessa mensagem é pedir educação às pessoas, que certamente é sempre bem vinda. Porém preciso dizer que não gostei nem um pouco dessa frase, e explico o motivo. Essa frase transfere para o outro a responsabilidade da pessoa ser educada.

Ou seja, se a outra pessoa for educada, eu serei educado. Quer dizer então que se o outro não for educado eu então serei mal educado também? Seguindo essa linha de raciocínio, se o outro for desonesto, eu também serei? E se for mentiroso, ladrão?

Ser educado não depende do outro, mas sim dos seus valores, dos seus princípios, do que acredita e tem por objetivo em sua vida. Ser educado quando o outro é educado é fácil, ser educado quando o outro é deseducado é difícil, porém é onde podemos ratificar nossos valores. Ser do mesmo modo que a maioria é muito fácil, ser do nosso modo, mesmo num local onde todos são diferentes é que é digno de valorização.

Portanto, "a minha educação depende de como EU sou", "a minha honestidade depende de como EU sou", "a minha qualidade / defeito depende de como EU sou". É preciso muito cuidado para não transferir a responsabilidade das nossas ações para os outros.

5 comentários:

Jhennifer Cavassola disse...

Ah isso é verdade!!
Mas vou contar um caso que aconteceu comigo. Certa vez eu estava vontando pra minha cidade natal de van. Dai a van passou na casa que eu estava bem cedinho, fui uma das primeiras a entrar. Na parte q eu estava só espaço pra duas pessoas. Sentou eu e uma mulher. De repente uma mulher que estava no fundo, levantou e sentou. Detalhe: ela era amiga da outra e só sentou pra ficar conversando. Aperto vai, aperto vem. Eu disse: - olha, vou precisar que vc volte pro seu lugar, pois tenho problema na coluna e esse assento esta me matando. Ela olhou pra mim e disse: ah, mais lá no fundo balança muito. Eu respondi: - daqui uns vinte minutos a estrada melhora e vc volta então. A estrada melhorou e nada. Eu queria descansar ao menos, mas elas conversando, um aperto horrivel. Pow se não tivesse lugar na van, tudo bem. Até que virei pra ela e disse: - querida, sua sorte é que sou educada!
Não passou 5 minutos, essa mulher voltou pro lugar dela.
Tem gente que não tem semancol.

Beijos, fica com Deus! Um ótimo domingo!

Anônimo disse...

Cara,nunca vi uma frase tão certa!Cansei de ser educada com as pessoas e elas me trataram mal.Agora ,ou me respeita ou não será respa/eitado.Abraços

Anônimo disse...

Esta frase lembra-me daquela lei: "olho por olho, dente por dente"

"Minha educação depende da sua" é uma atitude irracional que só serve para demonstrar que a pessoa só tem a capacidade de agir por impulso.

Concordo com você.

Ótima semana!

Anônimo disse...

Oi Henrique;

Bem se fossemos devolver tudo o que nos fazem durante o dia, seriamos pessoas terríveis de alma e coração, por mais ruim que tenha sido o fato, o que tenha escutado ou presenciado, nada será pior que ter o sentimento da "culpa" dentro do seu coração, com certeza quem tenha sido maldoso irá sentir essa dor. Palavras mal ditas, podem modificar uma vida ou parte dela... Eu escuto muitas coisas, se for citar vou ficar aqui por muito tempo, não ligo e não respondo da mesma forma, não fui criada desta maneira, levo tudo como um ensinamento e assim deve ser, como um degrau a mais nas nossas vidas :).....

Como diz o provérbio Chinês: Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.


Beijos :)....


Shá Manzaro!

Anônimo disse...

LOGICO QUE NÃO, POIS AI SE REFERE UNICO E ESCLUSIVAMENTE DA EDUCAÇÃO E NÃO DA HONESTIDADE DA COMPETENCIA E OUTROS,.., DÃ,.,.,