Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

TV Denúncia

Às vezes acho que é tão fácil solucionar o mundo e que a gente que prefere que ele não seja solucionado – ou ao menos minimizado.

E por que digo isso? Bom, digo baseado numa pequena análise que faço a respeito do que vejo pela TV. Infelizmente o setor público deste país não funciona, é uma vergonha. Talvez pelo fato de não existir uma pessoa que represente o chefe (já que o chefe somos todos nós, brasileiros) não há muita preocupação com prazos, o bem estar das pessoas. Vejo reportagens mostrando pessoas que há muito tempo reclamam de determinado serviço e nada do governo fazer algo. Pode ser erosão, falta de escola, de médico, de professores, asfalto, casas, tratamento de esgoto, etc.

Vejo as pessoas mostrando os protocolos abertos, falando dos inúmeros prazos que receberam e nada. E então eis que chamam a imprensa, onde apresentam o caso. Então a imprensa vai até o local, confirma as informações e vai até o governo cobrar um retorno. E é aí que acontece uma mágica. O governo atende e resolve o problema, ou imediatamente ou então já coloca prazos curtos para a solução do problema.

Então fico pensando. Se é tão fácil resolver assim, por que não resolveu antes? Por que é necessário que a imprensa entre em campo para que problemas de longa data sejam resolvidos rapidamente? Será que a imprensa é uma entidade mágica que cria recursos financeiros, gente para trabalhar, vontade nas pessoas? Ou será que quando a pessoa responsável fica ‘exposta’, com o dela na reta, trata de fazer logo o serviço?

Bom, independente do motivo pelo qual as coisas passam a acontecer, pelo que vejo elas acontecem. Hoje em dia, no programa CQC tem um quadro que averigua desrespeito com os cidadãos, com um tom de humor, e já vi que obras que estavam a anos paradas em poucos meses foi resolvida. Tem os programas regionais também, ou mesmo os nacionais, que sempre que mostram algo o governo já se mobiliza e resolve rapidamente.

Pois bem, segue a minha proposta então: ter um canal aberto (TV Denúncia) cujo único objetivo fosse acompanhar a população nessas reivindicações dos seus direitos, verificar a veracidade, e ir até as autoridades cobrar uma atuação, firmando um prazo para execução. E além disso, após o prazo verificar se o acordo foi cumprido, parabenizando ou não o executor.

Imagino como ficaria este país. Muitos dos problemas começariam a ser solucionados, não teria mais essa pouca vergonha de ignorar as solicitações da população, e mesmo que ainda persista, ao menos o problema seria conhecido, bem como o responsável (que pode não ter sido o causador, deixo claro isso) que não quer resolver o problema.

Deste modo a população começaria a ver que seus direitos são atendidos, a administração poderia ser mais séria, a população poderia aprender um pouco o que é cidadania, a luta por seus direitos, poderia passar a crer mais nas pessoas. Veriam que as coisas podem dar certo.
Falei de criar um canal, mas nem precisaria disso, já que as pessoas estão acostumadas aos outros canais, então mesmo que fosse 1 hora de programa diário, em todos os canais. Já que as TV’s abertas são concessão pública, poderia se baixar uma determinação para que entre as 18h e 22h em todos os canais haja um programa com este intuito, com reportagem de no máximo 5 minutos (para incentivar mesmo a solução de problemaSSSSSSS).

Um comentário:

angel disse...

Acho que 24 horas seria pouco para tantas denúncias...
Realmente é engraçado esta coisa da mídia.
Me fez lembrar de muitos casos famosos de "bandidos" que sumiram e a polícia passou meses procurando e não é que um belo dia os repórteres os entrevistam e eles dão o maior ibope na TV. Acho que a polícia também deveriam contratar jornalistas e repórteres para ensiná-los como se faz para descobrir pessoas fugitivas...Este é um país muito esquisito...