Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

domingo, 3 de agosto de 2008

Impostômetro

Pois é, paga-se tanto imposto neste país que até foi criado um site para informar aos cidadãos quanto de imposto nós pagamos. Aos que querem ver a terrível cena, o site é http://www.impostometro.com.br/

Trabalhamos 145 dias por ano (aprox. 40% do ano) para pagar impostos. E não me incomodo com isso, sinceramente. O governo necessita dos impostos para investir nos benefícios para a população, como educação, saúde, transporte, segurança, cultura. O problema é que os nossos impostos não são investidos nisso, e é isso que me incomoda, e muito. Todo país do mundo paga imposto, alguns até pagando bem mais que este país, e não vejo a população reclamando, pois eles possuem hospitais, escolas, transporte, segurança, tudo de graça e do bom.

Portanto o imposto não é o problema em si, mas sim o que é feito deste imposto.

Pagarmos tudo isso, e ainda termos que pagar por conta escolas particulares, seguranças, plano de saúde e odontológico, pedágio, enfim, somos bitributados. (Mundiota: População milionária).

E navegando um pouco no site comecei a fuçar nos recursos dele, e pude comparar alguns dados. E comparei os dados da cidade onde moro e da minha cidade natal.

Eis os dados:


Bauru

Lençóis Paulista

Período

Arrecadação

Arrecadação

Das 0:00h
de hoje até agora:

895.083

62.313

Da 0:00h do 1º dia
deste mês
até agora:

2.977.763

207.304

Da 0:00h do 1º dia
deste ano
até agora:

248.670.306

17.675.301



E dividindo o valor de Bauru por Lençóis Paulista chego no valor de 14, aproximadamente. Ou seja, o valor arrecadado por Bauru é 13 vezes mais que o de Lençóis Paulista. Mas até aí tudo bem, cada cidade é de um tamanho diferente.
Mas fazendo outros cálculos, dividindo a população de Bauru (356.680) pela de Lençóis Paulista (62.580) obtenho o valor de 5,70.
* Dados do IBGE - 2007

Dividindo então a razão entre as receitas (13) pela razão entre as populações (5,70) obtenho o valor de 2,28, ou seja, Bauru recebe 1,28 vezes mais imposto por habitante que Lençóis Paulista.

Bom, analisando somente os números devo imaginar que Bauru está bem melhor que Lençóis, mas posso afirmar, não está mesmo. Eu conheço as duas cidades, e vejo como estão. Posso dizer que Bauru está muito, mas muito atrás mesmo de Lençóis. E quem conhece as cidades, mesmo que somente de passagem, pode dizer isso também.

E por que eu quis fazer esta comparação?

Primeiramente para dizer que mesmo com altos impostos sendo arrecadados podemos não ficar tão aborrecidos, pois se eles estiverem sendo aplicados com seriedade nós vemos o resultado do nosso imposto, e isso faz com que entendamos um pouco melhor o motivo de pagarmos os impostos.
Pena que muitos dos valores pagos não ficam no município.
E usei estas cidades pois conheço as duas, portanto posso falar com um pouco mais de propriedade do que pegar outras cidades, as quais somente conheço por TV ou sites e reportagens.

Cabe a nós, cidadãos deste país, cobrarmos das autoridades, dos nossos 'representantes' as ações dos atos deles. Somente através da nossa participação, comprometimento, cobrança e engajamento é que conseguiremos mudar um pouco nossa cidade, nosso estado, nosso país, nossa cultura.

7 comentários:

Vic disse...

É uma vergonha, um grande absurdo.Seria totalemnte válido se tivessemos o retorno, mas infelizmente não é o caso...
Não temos educação, saúde e nem segurança.
Por vezes sinto-me tão desanimada com esse país...parece que nunca seremos um país sério de verdade.

Beijo
Vic

Vic disse...

Bom dia,tem postagem nova lá no MEU CANTINHO, ficarei muito feliz se você for até lá e deixar a sua opinião.
Tenha uma semana produtiva!

Beijo
Vic

Pod papo - Pod música disse...

Olá Carlos. Eu gosto do teu blog porque você fala de política sem ofender os brasileiros como muita gente faz por aí dizendo que brasileiro é tudo burro, é idióta, é tonto etc...e também porque você é como eu, não culpa o governo por tudo de ruim que há no mundo e nem mistura problemas sociais com religião. Eu como evangelica sou muito discriminada por pessoas que dizem que tudo da ruim que existe no mundo é culpa do cristianismo; "e o que isso tem haver?"
enfim, eu fiquei impreessionada com este texto porque eu nunca tinha parado para pensar que o problema não é o imposto mas sim, a maneira que ele está sendo aplicada. A maioria das pessoas só reclamam dizendo que não deveríamos pagar imposto. Claro que devemos pagar imposto. Eu conheço gente que não acha justo pagarmos impostos para sustentarmos bandidos na cadeia. Mas, na minha opinião, se for manter um criminoso preso e longe das ruas, eu pago o imposto que for preciso, tudo para que o bandido permaneça no lugar onde merece, na cadeia!

Beijos!

Anônimo disse...

Ciao mi è stato segnalato questo Blog ,e lo leggo spesso , voglio complimentarmi con te . In particolare per quello che scrivi in questo articolo e nei precedenti. Mi sembra che stai descrivendo un po il mio paese , sia come gestiscono le tasse sia come la pensano i contribuenti. vedo che nelle cose che dici fai anche una buona analisi statistica con la matematica . complimenti di nuovo ,Fulvio Zontini

Sonia Regly disse...

É amigo, a população é que sobre com tanta carga tributária.Visitei o Blog da sua mãe, muito legal!!!!!Têm post novo lá no Compartilhando as letras.

Anônimo disse...

Leda san, se bem que todo o dinheiro fosse aplicado em benefício para a população seria louvável. Mas, vc se esqueceu de uma grande coisa! As dividas que o país possui, uma grande parte é reservada para o pagamento. Ainda mais, que estamos com taxas de juros altissímas, são os maiores juros do mundo. Digo mais, em SP, onde que moro, 13% do que é arrecadado é reservado a pagamento de precatórios, sabe o que é precatório? Sao indenizacoes a expropriacao de terras ou terrenos, dividas trabalhistas, blablas ... E mais, o governo Lula deu reajuste salarial aos funcionarios publicos, isto em pleno ano eleitoral municipal, grande coincidencia ! Se eu for escrever tudo o que vejo, ah, fico ate o ano que vem.

Cecilia Alfaya disse...

Oi Carlos, não lembro se cheguei a te responder, mas to aqui pra dizer que entendo perfeitamente este seu próprio critério de só linkar blogs com os mesmos propósitos, nunca que iria ficar magoada por isso. Admiro seu trabalho feito aqui. Beijos e sucesso para você!