Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Campanha do agasalho

Há alguns anos, na época do outono dá-se início a campanha do agasalho, que visa arrecadar roupas de frios, cobertores para ajudar aos que não tem condições de comprar tais produtos, e não tem como se abrigar do frio, que mesmo sem ser intenso em nossa região, para os que não têm como se aquecer é muito duro.

E quando vejo esta campanha me pergunto se essa é a melhor época para fazer a arrecadação. Muitas vezes só vejo a campanha começar após já termos tido algumas ondas de frio, e mesmo que nas próximas as pessoas já tenham como se proteger, elas já terão sentido frio por alguns momentos.

Esta campanha começa na época do frio, que é quando as pessoas precisam das roupas de frio, e se derem as que têm, provavelmente terão que comprar imediatamente outras para repor, ou então ter a mesma variação que tinha antes de doar. E se está frio, se a roupa se faz necessária no momento, creio que a chance de se doar é menor, sem contar que se for comprar outra para poder doar uma que tenho o valor pago pela nova roupa será mais caro, já que estamos na época do inverno. Se essa campanha começasse no verão, que é quando estas roupas não se fazem necessárias, quando ela não gerará no doador uma necessidade latente de ter que comprar outra roupa, talvez seja mais fácil arrecadar roupas, além de propiciar ao doador uma possibilidade de economia, pois se for comprar roupa fora da estação provavelmente ela estará mais barata do que no auge da necessidade.

E fazendo as doações antes, as entidades que gerenciam a campanha terão mais tempo para se programarem, e conseguirão entregar o arrecadado antes da primeira onda de frio, isentando as pessoas mais necessitadas de passarem por alguns períodos de frio.

Não estou aqui criticando a campanha nem o objetivo dela, o qual é muito válido e nobre. Estou somente tentando pensar se essa campanha fosse um pouco mais preventiva e não tão ‘remediativa’, se os ganhos não seriam maiores, tanto para quem doa tanto para quem recebe.

2 comentários:

Consultor Previdenciário disse...

Carlos, há tempos eu me fazia a mesma pergunta.Um dia falei com uma pessoa que estava organizando a campanha e me foi dito que se fizerem a coleta com muita antecedência terão dificuldade de armazenar e se distribuirem antes do frio as pessoas não guardam.
Por isso as campanhas são feitas já no rigor do frio.
Essa é a informação que me deram.

Gilvanilde Gomes Andrade disse...

Pois é, Carlos; sempre achei que não era uma pessoa alienada, porém, depois de ler seu belíssimo texto, fiz a triste descoberta. eu também sou alienada!
Parabéns, continui escrevendo! com certeza ajudaras á muitos.