Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

sábado, 21 de junho de 2008

Euro 2008

Está ocorrendo neste momento o maior campeonato de seleções da Europa, a Euro 2008, e neste momento estão ocorrendo as quartas-de-final.

Hoje vi o jogo entre Holanda e Rússia, um excepcional jogo, muito empolgante. Mas durante esse jogo (e alguns outros que pude ver) uma coisa me chamou muito a atenção. A postura dos jogadores e da arbitragem.

O jogo de hoje foi muito disputado (era eliminatório), os times brigavam muito pela bola, e pelo fato do futebol ser um jogo de contato, houve inúmeros contatos. E o número de falta smarcado foi baixíssmo, o jogo ficava muitos minutos sem ser interrompido. E isso não significa que os times ficavam só tocando a bola, os times iam pra cima, os adversários marcavam, davam encontrões e tudo mais. No entanto não se marca falta em qualquer encontrão. Quando as trombadas, pancadas ou coisas do gênero ocorrem em uma disputa de bola, o juiz manda ver, deixa o jogo correr. Entende-se que isso é parte da característica do jogo. Teve muitos lances que se ocorrerssem que aqui no Brasil certamente seria marcada falta, e lá foi bola pra frente.

Mas o que mais me chamou a atenção não foi isso não, pois não marcar falta é fácil. É só pedir para os árbitros não marcarem. O que me chamou a atenção é a postura dos jogadores, que eu não vi em nenhum momento ficarem de pressão para cima do juiz (até hoje tento entender porque fazem isso, pois nunca vi um juiz voltar atrás por pressão de jogadores). Se no lance não foi marcada falta, os jogadores levantavam e continuavam correndo, jogando futebol. Se 1 segundo após aquele lance houvesse outro lance do gênero e nada fosse marcado, os jogadores continuavam a disputar a bola normalmente.

Foi muito legal ver que lá os jogadores se preocupam em jogar futebol, em fazer o gol. Creio que eles devam ser gênios pois entendem que o time que fizer mais gols será o vencedor do jogo, e não o time que sofrer mais faltas.

Vejo jogadores aqui no Brasil que diminuem a passada para sofrer falta, que ao perceberem um jogador ao lado, assim que o outro encosta nele se atira no chão, dão piruetas, rolam, levam a mão ao rosto. Creio que eles são atores frustrados e o objetivo deles é a dramaturgia.

A leitura que faço disso é que no futebol, assim como na sociedade brasileira, nós queremos nos fazer de vítimas, e muitas vezes tentamos dar uma de 'esperto' para conseguir isso. Parece que ser vítima é mais importante fazer a coisa certa.

Nenhum comentário: