Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Respeito ao consumidor

Reportarei o que ocorreu comigo nestes últimos dias. Passei em um mercado comprar comida, e acabei pegando uma lasanha congelada. Quando cheguei em casa, ao abrir a embalagem externa notei que estava com bolor, mesmo há 3 meses do fim da validade.

Retornei ao mercado, comuniquei o fato ao serviço de atendimento do consumidor e optei por pegar de outra marca, não por desconfiar da qualidade do produto anterior, mas sim pelo fato dos outros produtos serem do mesmo lote, o que implica mesmo transporte, processo de fabricação, estocagem, etc.

Resolvi então comunicar tal fato à empresa, simplesmente reportando que houve um problema, e que não tenho como precisar onde se deu o problema. No entanto achei por bem informar para que ela possa, caso descubra a origem, resolver o problema e evitar que novas pessoas encontrem o produto com problema. Isso foi no sábado à tarde.

E somente reportei o fato, ao invés de sair xingando e falando mal pois sei que inúmeros fatores podem ter gerado tal problema, e que certamente ninguém gerou o problema intencionalmente. Problemas ocorrem, e o melhor a fazer é simplesmente detectar a origem e trabalhar para evitar que ocorra novamente, sem essa paranóia de querer achar o culpado e dar bronca ou algo parecido. E quem de nós, como fornecedor já não forneceu algo com problema?

Hoje pela manhã já recebi um telefonema da empresa a respeito do problema. Passei mais algumas informações – que espero que tenham sido úteis para que eles possam detectar a origem do problema – e em poucas horas recebi o produto em meu serviço. Tudo extremamente rápido.

Mas o que considero mais importante não é o fato de ter ganhado um produto novo, nem a grande velocidade em prestar um atendimento ao consumidor, mas sim o fato da empresa ter preocupação em entender o que houve, investir em pessoas para atender os consumidores, dar um retorno à eles. E não necessariamente um retorno material, como eu tive, mas um retorno.
Ah, mas isso é o mínimo que as empresas devem fazer. Isso não tem nada demais. Pode ser o mínimo, mas isso é respeito ao consumidor. E tenho a certeza que não são todas as empresas que possuem tal preocupação, ou alguém conseguiu resultados bons e respeitosos de operadoras de celular, empresas telefônicas, de TV a cabo, bancos, etc?

Deixo aqui minha admiração pela postura da Perdigão, que independentemente da "culpa" ser dela ou não preocupou-se com o cliente.

Nenhum comentário: