Recentemente precisei renovar a minha carteira de motorista, visto que o prazo de cinco anos estava por terminar. E na obtenção desta renovação vivenciei algumas situações as quais quero comentar aqui.
Na cidade onde resido existe o Poupatempo, que segundo o site deles é “O Governo do Estado de São Paulo, para facilitar o acesso do cidadão às informações e serviços públicos, implantou em 1996 o Programa Poupatempo, que reúne, em um único local, um amplo leque de órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, prestando atendimento sem discriminação ou privilégios.”. Aqui em minha cidade o Poupatempo foi apoiado por empresários da região, onde a cada transação efetuada um percentual é repassado aos mesmos, o que torna o atendimento mais parecido com o de uma empresa privada do que uma empresa pública.
Pois bem, fui lá e realmente é tudo muito rápido, têm pessoas que nos dão a instrução dos passos que precisamos fazer, e no meu caso, os exames, a documentação foi feita muito rapidamente. Em duas horas é possível sair de lá com a nova carteira de habilitação.
Vejo-me obrigado a concordar que o nome do programa realmente ocorre, mas vou um pouco mais além. Com relação a este programa, faço duas perguntas:
E com relação à segunda pergunta, talvez meu comentário anterior explique um pouco. Para ‘poupar’ o tempo é necessário colocar tudo em um único lugar, o que exige um custo muito alto de manutenção, e em cidades de porte pequeno isso fica inviável financeiramente. Agora, se o processo fosse modificado, se a informática, a rede, os recursos atuais fossem bem empregados provavelmente se poderia criar uma nova forma de prestação de serviço aos cidadãos, minimizando as burocracias, e conseqüentemente o tempo despendido.
Mas há quem diga que nesse país a burocracia não acaba pois ela dá dinheiro. Quem dera estas pessoas estivessem erradas....
Na cidade onde resido existe o Poupatempo, que segundo o site deles é “O Governo do Estado de São Paulo, para facilitar o acesso do cidadão às informações e serviços públicos, implantou em 1996 o Programa Poupatempo, que reúne, em um único local, um amplo leque de órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, prestando atendimento sem discriminação ou privilégios.”. Aqui em minha cidade o Poupatempo foi apoiado por empresários da região, onde a cada transação efetuada um percentual é repassado aos mesmos, o que torna o atendimento mais parecido com o de uma empresa privada do que uma empresa pública.
Pois bem, fui lá e realmente é tudo muito rápido, têm pessoas que nos dão a instrução dos passos que precisamos fazer, e no meu caso, os exames, a documentação foi feita muito rapidamente. Em duas horas é possível sair de lá com a nova carteira de habilitação.
Vejo-me obrigado a concordar que o nome do programa realmente ocorre, mas vou um pouco mais além. Com relação a este programa, faço duas perguntas:
- Como foi possível poupar o tempo?
- Se é possível fazer tudo rapidamente, poupando o tempo dos cidadãos, por que ainda existem os ‘perdetempo’?
E com relação à segunda pergunta, talvez meu comentário anterior explique um pouco. Para ‘poupar’ o tempo é necessário colocar tudo em um único lugar, o que exige um custo muito alto de manutenção, e em cidades de porte pequeno isso fica inviável financeiramente. Agora, se o processo fosse modificado, se a informática, a rede, os recursos atuais fossem bem empregados provavelmente se poderia criar uma nova forma de prestação de serviço aos cidadãos, minimizando as burocracias, e conseqüentemente o tempo despendido.
Mas há quem diga que nesse país a burocracia não acaba pois ela dá dinheiro. Quem dera estas pessoas estivessem erradas....
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