Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

sábado, 29 de março de 2008

Poupatempo

Recentemente precisei renovar a minha carteira de motorista, visto que o prazo de cinco anos estava por terminar. E na obtenção desta renovação vivenciei algumas situações as quais quero comentar aqui.
Na cidade onde resido existe o Poupatempo, que segundo o site deles é “O Governo do Estado de São Paulo, para facilitar o acesso do cidadão às informações e serviços públicos, implantou em 1996 o Programa Poupatempo, que reúne, em um único local, um amplo leque de órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, prestando atendimento sem discriminação ou privilégios.”. Aqui em minha cidade o Poupatempo foi apoiado por empresários da região, onde a cada transação efetuada um percentual é repassado aos mesmos, o que torna o atendimento mais parecido com o de uma empresa privada do que uma empresa pública.

Pois bem, fui lá e realmente é tudo muito rápido, têm pessoas que nos dão a instrução dos passos que precisamos fazer, e no meu caso, os exames, a documentação foi feita muito rapidamente. Em duas horas é possível sair de lá com a nova carteira de habilitação.

Vejo-me obrigado a concordar que o nome do programa realmente ocorre, mas vou um pouco mais além. Com relação a este programa, faço duas perguntas:
  1. Como foi possível poupar o tempo?
  2. Se é possível fazer tudo rapidamente, poupando o tempo dos cidadãos, por que ainda existem os ‘perdetempo’?
Com relação à primeira pergunta, o que vejo é que a economia de tempo é devida a proximidade de tudo o que precisamos fazer para qualquer coisa. Se precisamos pagar uma taxa, fazermos um exame, solicitarmos um documento, tudo fica dentro de uma mesma estrutura, deste modo evita que o cidadão precise se locomover para vários pontos da cidade, enfrentar incompatibilidades de horário entre os serviços complementares. Isso realmente poupa o tempo. Mas isso não é evolução, é somente automatização. O que quero dizer com isso? O governo ainda continua com toda a burocracia, toda a ‘papelada’ (mesmo que em meios eletrônicos), várias etapas. Somente passamos a executar toda a burocracia de um modo mais rápido. O processo foi automatizado, porém não foi evoluído. Não se pensou em uma forma melhor de se fazerem as coisas.

E com relação à segunda pergunta, talvez meu comentário anterior explique um pouco. Para ‘poupar’ o tempo é necessário colocar tudo em um único lugar, o que exige um custo muito alto de manutenção, e em cidades de porte pequeno isso fica inviável financeiramente. Agora, se o processo fosse modificado, se a informática, a rede, os recursos atuais fossem bem empregados provavelmente se poderia criar uma nova forma de prestação de serviço aos cidadãos, minimizando as burocracias, e conseqüentemente o tempo despendido.

Mas há quem diga que nesse país a burocracia não acaba pois ela dá dinheiro. Quem dera estas pessoas estivessem erradas....

Nenhum comentário: