Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

sábado, 22 de março de 2008

Fumo

Vivemos em um tempo em que o glamour do cigarro está indo por água abaixo. Há campanhas e políticas governamentais para diminuir a quantidade de fumantes. Eu sou uma das pessoas que apoio muito estas políticas, por mim cigarro - e bebidas - nem deveriam existir pois são meros objetos de desvio, fuga da realidade, já que são drogas.

Neste país morrem 200 mil pessoas por ano em doenças ocasionadas pelo cigarro. É muita gente, mas as que morrem digamos que são os menores problemas para o estado, pois não gera muitas despesas ao estado, no entanto as doentes é que custam, e muito, ao estado. É muito dinheiro público gasto com pessoas que não tem pressa para morrer - pessoas que fumam, quando escutam que o cigarro mata lentamente normalmente dizem: "Eu não estou com pressa para morrer.", dinheiro este que poderia ser aplicado para as pessoas vítimas de doenças as quais elas não optaram por tê-las, ou então melhorar os equipamentos, solidificar campanhas educacionais de saúde, etc.

E quando vejo as propostas de leis que estão circulando por aí escuto e leio de fumantes o quanto eles estão sendo perseguidos, que lhes estão tirando o direito deles de fumar. E nesse ponto não há como concordar com eles. Se lhes fossem tirar o direito deles de fumar, haveria uma proibição (lei) contra o fumo, tanto comercialização quanto utilização, o que não há tampouco tem propostas para isso. O que está sendo feito é uma forma de minimizar o impacto que estas pessoas provocam na vida dos outros, que assim como eles fizeram uma opção, porém a de não fumar.

O direito de um termina onde começa o do outro, e se em um ambiente público existem pessoas que não fumam, nem querem ser prejudicadas pelo cigarro, há de se respeitar o direito dessas pessoas, o direito dela de manter-se saudável, de não se intoxicar e prejudicar o seu corpo. Sou plenamente a favor do direito de uma pessoa fumar, no entanto a única pessoa que pode ser afetada por esta decisão é ela. Quando a ação dela atinge outras pessoas esse direito não mais existe. Vivemos em uma sociedade e o respeito e bom senso é uma das necessidades para que ela exista.

Tem propostas do governo em elevar os valores dos impostos. Li em um artigo (http://leticialocoelho.blogspot.com/2008/02/masi-uma-discusso-imbecil.html) que teve vários comentários, e o que li muito é que o aumento de impostos servirá para aumentar o valor para a corrupção. Não discordo do sentimento das pessoas que escrevem isso, afinal isso ainda é grande neste país, mas isso distorce o motivo real do aumento de impostos. Não é para financiar a corrupção nem deixar o governo mais rico, mas sim para utilizar o valor no tratamento destas pessoas quando as doenças decorrentes aparecerem. Vejo mais como um plano de saúde específico para as pessoas que fumam, assim elas mesmas financiariam os seus gastos médicos do futuro. O que considero justo, afinal, por que eu, um não fumante, devo pagar impostos para um fumante se tratar?

Alguns defenderam a opção do fumante, com a qual eu concordo, mas o que não se pode esquecer é que toda ação tem um custo, uma conseqüência, e a conseqüência disso é ele mesmo pagar os tratamentos que serão necessários devido à sua opção. Ou ele deve pagar mediante aumento nos impostos nos cigarros ou então pagar todos os gastos médicos, isentando planos de saúde e a saúde pública de custear esta opção.

Mas talvez isso eles não queiram, achariam isso uma discriminação. É normal das pessoas quererem somente o lado 'bom' das coisas, as responsabilidades atreladas à elas não.

E aproveito para propor outra idéia. Que tal as empresas tabagistas serem obrigadas a pagar pelos tratamentos de saúde que acometerem os fumantes passivos? Os fumantes ativos teriam que arcar com sua própria saúde, mas os passivos, que são vítimas de muitos fumantes, deveriam ser ressarcidos pela indústria, que é co-responsável pela saúde das pessoas.

Nenhum comentário: