Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Matemágica?

Primeiramente vejam este vídeo:


É um menino de 8 anos que já foi em vários canais de TV apresentar sua "capacidade" matemática. Coloquei capacidade entre aspas pois não sei o quanto ele realmente sabe ou é somente treinado para iludir as pessoas, que em sua grande maioria não entendem matemática, tanto que por muitos matemática é chamada de matemágica.

E sempre que essas pessoas aparecem em programas eles aparecem como salvadores da matemática, que fará com que ela deixe de ser um monstro e passe a ser amiguinha.

Em um exemplo ele mostra um modo fácil de calcular divisão por 5. Ele pede para multiplicar por 2, e depois deslocar a vírgula uma casa para a esquerda. Por exemplo, se eu quero dividir 123 por 5, primeiro multiplico por 2. O resultado: 246. Então desloco a vírgula para a esquerda, e o resultado será 24,6. Incrível, peguem a calculadora e comprovem!!!

Mas o que tem de incrível nisso? Primeiro preciso dizer que deslocar a vírgula para a esquerda, numa base decimal como a que nós utilizamos é o mesmo que dividir por 10. E se antes de dividir por 10, já tivermos multiplicado o número por 2, isso resulta numa divisão por 5, afinal, 10 / 2 = 5. E as pessoas achando que ele é um gênio.

Vale lembrar que este método é altamente perigoso, pois somente funciona com o número 5. Não adianta tentar dividir por 3, 4 e por aí vai. Será que é por isso que os professores não tentam ensinar exceção mas sim regras, que funcionem para qualquer situação?

Vamos a outro vídeo:


No método o homem diz que é para calcular qualquer raiz quadrada, de 1 a 1 milhão na velocidade de uma calculadora. Então ele pega o número "aleatório" 484. e mostra o seu método, que ignora sempre o penúltimo algarismo, calcula as raízes quadradas deles, e faz um teste para pegar o maior ou menor número. E posso garantir, peguem a calculadora e façam a raiz deste número, certamente dará 22, conforme ele falou.

Mas agora eu quero calcular a raiz de outro número "aleatório", digamos 474. Seguindo as regras dele eu também chegarei em 22. Opa, dois números distintos possuem a mesma raiz? Pela regra dele a raiz de 404, 414, 424, 434, 444, 454, 464, 474 e 494 também possuem como raiz o número 22. Que incrível não? O cara realmente é mágico, ao conseguir 10 números distintos com a mesma raiz.

Este método até funciona, MAS somente para quadrados perfeitos, para todos os outros casos este método não serve. E olha que entre 1 e 1 milhão existem somente 0.1% de quadrados perfeitos, e mesmo assim quem olha não consegue saber se é perfeito ou não, ou seja, não sabe se poderá aplicar ou não o método. Então pergunto: "para que serve este método?"

Na matemática é preciso muito cuidado para não cairmos nestes 'profetas', salvadores da nossa ignorância numérica.

E na vida também existem os falsos profetas, que sempre apresentam soluções fáceis, incríveis, que nos libertarão da vida dura. Que nos darão tudo o que queremos, nos darão muito dinheiro e muito tempo livre para aproveitarmos com a família. Que nos darão dicas incríveis de como resolver todos os problemas rapidamente.

2 comentários:

Jhennifer Cavassola disse...

Caramba, que louco!! Muito massa! :)

angel disse...

Realmente a matemágica serve como base para muitos truques de mágica onde ao se embaralhar as cartas certas regras matemáticas ajudam o mágico a descobrir aquela carta escolhida ao acaso e, que só você viu.
Pois é assim mesmo que funciona, quem tem um pouquinho de conhecimento e domínio sobre números não se deixa iludir com truques, ou regrinhas que não podem ser usadas para todos os casos. Tive um professor de matemática, que hoje é escritor famoso de livros didáticos e, ele sempre dizia que deveríamos testar nossas hipóteses e deveríamos fazê-la funcionar. Se ela servisse sempre, em qualquer caso e circunstância, poderia ser utilizada como fórmula de resolução, senão não passava de mera enganação.
Abraço
Angela