Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

domingo, 23 de dezembro de 2007

Refazer novamente outra vez de novo

Amanheceu o dia. Acordei e tive a certeza absoluta que hoje resolveria muitos dos meus problemas. Para isso bastaria encará-los de frente.
Estava tomando meu café quando tive uma surpresa inesperada. Minha família possui muitos parentes nas forças armadas, e estes vieram me visitar. Vieram meus tios, um almirante da marinha, um general do exército e um brigadeiro da aeronáutica. E qual não foi o tamanho do meu susto quando eles gritaram bem alto o meu nome.
Com o grito fui obrigado a interromper de uma vez o meu café e fui falar com eles. Me disseram que não haviam planejado antecipadamente esta visita. Claro que não me importei, afinal estar com parentes é sempre bom, pois eles são o elo de ligação com nossa história.
Como eles viram que fui pego de surpresa começaram pedindo desculpas dizendo que não queriam abusar demais, e me deram sua palavra de honra de que não repetiriam outra vez essa indelicadeza.
O meu tio do exército começou a contar um fato real que ocorreu com ele. Contou que pegou fogo em um galpão onde ele estava, galpão este que ficou com labaredas de fogo de até 10 metros de altura. Juntamente com seus companheiros começaram a lutar contra o fogo. Enquanto lutavam reparou que tinha uma multidão de pessoas do lado de fora observando. Voltou seu pensamento ao problema e resolveu dividir as pessoas em duas metades iguais, uma metade tentaria apagar o fogo e a outra tentaria evitar que ele se alastrasse. Viu que não estava adiantando muito, mas sua crença era tão forte que disse que precisavam manter o mesmo time. Todos foram unânimes em seguir as instruções, afinal era expressamente proibido discordar de um general. Mas o galpão continuava a permanecer em chamas, cada vez maiores, mas quem convive junto com meu tio sabe que mudar de opinião não é uma característica sua. E como o fogo aumentava, meu tio bradou que precisava tomar medidas extremas de último caso. E antes que pudesse dizer qual era essa medida olhou para cima e observou que não tinha nenhuma estrela no céu, o tempo estava fechado. E isso foi a sorte deles, pois rapidamente começou a chover e o fogo foi apagado.
Após esta história informei a eles que precisava resolver uns compromissos, e por isso tinha que sair.
Ao sair de casa notei que a rua estava completamente vazia, mas me lembrei que a razão era porque todos os moradores estavam na festa da abertura inaugural de uma grande rede de mercados, ao lado da prefeitura municipal. Mas fui ao meu destino. Peguei a quantia exata para pagar o ônibus, ida e volta, e fui até a loja, pois anteriormente a moça havia me avisado que era preciso que eu comparecesse em pessoa lá. Como eu freqüentava constantemente esta loja não me importei muito.
Durante o caminho vi pichadores praticando um vandalismo criminoso em um monumento da cidade e pensei no que leva estas pessoas a fazerem isso, que planos ou projetos para o futuro eles possuem? Será que eles possuem algum sentido significativo nessa vida? Será que nós erramos em sua educação? Será preciso que todos os países do mundo busquem em conjunto outra alternativa para resolver este problema, ou será que os vereadores da cidade possuem esta capacidade? Não soube responder esta pergunta, somente pensei como seria diferente se pudéssemos voltar atrás.
Ao chegar à loja fui até o balcão de atendimento perguntar o motivo pelo qual eu havia sido chamado, e a moça me falou, exultada de alegria que eu tinha sido premiado, pois eu havia sido a primeira pessoa que havia gasto o valor exato que eles haviam definido em uma promoção, e que por isso eu ganharia grátis um bônus de R$ 1.000,00, para gastar na própria loja nos dias 8, 9 e 10, inclusive. Não pude conter meu sorriso nos lábios, afinal ganhar algo é sempre muito bom. Lembrei que somente uma vez, há anos atrás eu havia ganhado algo em minha vida. Mas não é só isso, disse a moça, lendo os pequenos detalhes da regra da promoção. Se você conseguir gastar o valor exato, sem sobrar nada, você terá um prêmio extra, que pode ser a publicação da sua autobiografia, escrita por um escritor local, ou a obra prima principal de um pintor local, ficando de sua livre escolha.
Estava tão feliz com a notícia que nem me importei de ter que retornar de novo à loja outras vezes, afinal agora iria para utilizar meu prêmio. E como foi bom este prêmio, pois eu estava num período onde estava tendo muitas despesas com gastos, e este valor, mesmo que tenha sido em caráter esporádico iria me ajudar muito. Poderia agora fazer o acabamento final do meu quarto, eliminando inclusive aquela goteira no teto.
No retorno para casa vi um trágico acidente automobilístico. Um jovem que excedeu em muito na bebida atropelou um senhor negro, que teve morte instantânea. Ao seu lado estava uma senhora, chorando muito. Pensei, esta deve ser a viúva do falecido. Mas o pior foi o que ouvi um rapaz dizer. Foi a pura expressão do preconceito intolerante. Para mim foi um claro sintoma indicativo que este jovem não possui nenhum tipo de valor. E como sei que uma fatalidade pode possivelmente ocorrer com qualquer pessoa, resolvi tirar uma foto do acidente, escrever um relato e enviar uma carta ao conselho de trânsito, anexando junto à foto. Quem sabe assim alguma providência seja tomada, como proibir terminantemente dirigir depois de beber.
Foi um dia de grandes variações de sentimentos.
Chegando em casa ligo a TV e começo a ver as notícias. Escuto que uma empresa subirá o preço de seu produto, e o comentarista econômico fala que não se tem o que fazer, pois a empresa tem o monopólio exclusivo deste produto. Falam do superávit positivo, da criação de novos empregos, que o habitat natural das tartarugas está sendo destruído, que a relação bilateral entre dois países está estremecida por causa da guerra, da criação de uma nova vacina conta a AIDS, dão um destaque excepcional ao nascimento de uma filha de uma artista famosa.
Entrevistaram um senhor saindo do banco, e o senhor disse que havia feito um empréstimo temporário para terminar a reforminha da casa dele, mas que os juros continuavam demasiadamente excessivos. Na área esportiva mostrou o feito de um nadador, e disseram que seu recordes eram individualmente inigualáveis.
Desliguei a TV e fui fazer um passatempo passageiro, afinal, queria espairecer um pouco. Depois de um tempo fui à cozinha, comi uma comida, bebi uma bebida. Satisfeito fui até o meu quarto dormir.”

Pleonasmo pode ser tanto uma figura de linguagem quanto um vício de linguagem. O pleonasmo é uma redundância (proposital ou não) em uma expressão, enfatizando-a.

Nenhum comentário: