Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Bode Expiatório

Dei este nome ao artigo pois receio que é isso que acontecerá com o caso do lutador que morreu recentemente. Para o significado do termo, leiam a parte do sentido figurado.

Como sabem ele morreu neste fim de semana supostamente por causa dos remédios aplicados por um médico. Foram vários remédios que lhe foram dados para que ele conseguisse se acalmar. Não sou da área médica então não sei se a dose de remédio foi a correta ou não, também não sou da polícia e não sei se o procedimento deveria ser feito na delegacia ou em um hospital. E para o meu propósito isso não será relevante.

Vendo as reportagens pela TV e internet vi os familiares dizendo que o médico é o responsável pela morte do filho, e que entrarão na justiça. Entendo e respeito a dor dos familiares, o calor da emoção, a brevidade dos fatos. Mas não consigo deixar de pensar sobre o fato.

Há um conhecimento popular em que é dito que depois que morre todo mundo vira santo. Receio que isso esteja ocorrendo neste caso. O que vejo é que querem encontrar o culpado pela morte do lutador, mas parece que se esqueceram que ele tinha um pavio curto (palavras dos amigos de academia), que se esqueceram também que ele já havia se envolvido em várias brigas, indo parar na delegacia e até sendo preso outras vezes, que se esqueceram que ele usava drogas (de acordo com a perícia feita após a morte constatou-se a presença de alguns tipos de drogas), que se esqueceram que ele estava fugindo de traficantes, que ele havia roubado um carro, tentado roubar uma moto e agredido um mototaxista. Tudo isso foi esquecido.
Parece que as pessoas acreditam que ele caiu do nada dentro da cadeia, que ele não teve culpa nenhuma por ele ter ido parar lá.

E agora querem colocar toda a culpa sobre um médico. Como disse, não sei se a dose foi exagerada ou não, se o local era o correto ou não, tudo isso a perícia analisará. Não isento também a responsabilidade de um médico ao receitar remédios a uma pessoa. No entanto ignorar tudo o que aconteceu para que esta pessoa chegasse até a delegacia parece-me leviandade.

Promover a justiça sim, atapetar o passado não.

Nenhum comentário: