Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

sábado, 7 de dezembro de 2013

Promoções de fim de ano

Todo ano é a mesma coisa, várias lojas fazem promoções para atrair consumidores a gastarem mais em seus estabelecimentos. Aqui onde resido creio que todos os mercados estão dando carros nas promoções, o que sem dúvida é um belo atrativo. Independente se é um carro mais simples ou um mais completo será um lucro muito bom.

Num destes mercados você ganha um cupom a cada R$ 50,00 gastos. Só que eles informatizaram a promoção então nos caixas você somente informa o seu CPF (claro que com isso eles saberão o que você compra, com que frequência, quanto você gasta e poderão usar isso "contra" você no  futuro....) e um toten é que imprime os cupons, evitando que precisemos ficar horas informando os mesmos dados em todos os cupons. Isso eu achei sensacional.

Porém, hoje quando fui imprimir meus minguados cupons havia um senhor já imprimindo os seus cupons. Neste caso o gerúndio é muito mais que bem vindo, pois quando cheguei já estava sendo impresso, depois fiquei mais de 10 minutos e ainda imprimia os cupons dele. Foi necessário colocar uma nova bobina, a qual foi 100% utilizada somente pelos cupons daquele senhor. Imagino, por baixo, que no mínimo uns 300 cupons tenham sido impressos. Fazendo uma simples matemática, R$ 50,00 * 300 = R% 15.000,00, isso mesmo, aquele senhor gastou no mercado no mínimo 15 mil reais.

Porém na verdade aquele senhor não gastou 1 centavo no mercado, e ganhou todos estes cupons. E por que eu digo que ele não gastou nada? Por que ele tem um restaurante, e o que ele compra é para preparar as refeições com as quais ele ganha dinheiro. Ou seja, quem efetivamente pagou pela compra do mercado foram as centenas de pessoas que se alimentam em seu estabelecimento, e não ele. Ele é um mero intermediário. E é isso que me chateou. Por que uma pessoa que não gastou nada no mercado tem no mínimo 300 chances de ganhar e eu que efetivamente gastei tenho poucos?

Vocês podem até dizer que ele gastou dinheiro no mercado, então ele tem direito, mas isso gera uma condição de desigualdade, não em função do dinheiro que a pessoa tem, mas sim por quem estar comprando ser uma pessoa jurídica, e não uma pessoa física.

Se as promoções são para atrair mais consumidores, não deveria excluir os revendedores? Pois neste caso a pessoa que comprou a comida está revendendo-a, ganhando dinheiro sobre ela, enquanto que eu, você e a maior parte das pessoas está efetivamente consumindo os produtos do mercado.

Excluir também pode não ser justo, mas então creio que poderia estipular um valor maior para compras efetuadas por empresas. Se a cada R$ 50,00 cada pessoa física tem direito a um cupom, poderia estabelecer que a cada R$ 500,00, por exemplo, a pessoa jurídica teria direito ao mesmo cupom, tentando de uma maneira simplória minimizar este abismo existente entre estes dois tipos de pessoas.

Fiquei até desmotivado em colocar meus 3 cupons acumulados ao longo de algumas compras após ver o cara com mais de 300 cupons impressos.

Nenhum comentário: