Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Condicionamentos

Fazemos muitas coisas na vida, e muitas delas são feita em "piloto automático". Esta automatização tem um motivo muito bom, o de nos poupar energia, afinal, como seria a nossa vida se a cada passo que formos dar tivéssemos que pensar em como fazer isso? E para digirir, se toda hora tivéssemos que pensar na marcha a colocar, em freiar, em olhar os outros carros?
O "piloto automático" nos poupa muita energia, nos permite gastar as nossas energias no que realmente é diferente e requer maior atenção.

O problema é quando este condicionamento nos impede de ver o que está ocorrendo, quando fazemos as coisas sempre do mesmo modo que nem nos damos ao trabalho de ver se está diferente do que estamos acostumados. E nestas horas podemos fazer coisas erradas.

Hoje ocorreu um fato que me fez comprovar que é altamente necessário sempre analisarmos se não estamos condicionados de tal modo que não conseguimos mais ver algo diferente.
Entrei em contato com uma empresa reportando um problema em um produto. Após algum tempo ficou acordado que receberíamos outro produto no lugar. Aguardei o prazo e não chegou, entrei em contato e viram que houve um problema e que a entrega seria feita em alguns dias. No novo tempo o produto chegou.
Entrei então em contato com eles informando que havia recebido o produto, e estava agradecendo. Eis que recebi de resposta um redirecionamento da pessoa pedindo para outra ver o que havia ocorrido, por eu não ter recebido o produto.

O que acho que houve é um efeito do condicionamento. Devem estar tão condicionados a somente receberem críticas e reclamações que quando recebem algum retorno positivo nem distinguem, e seguem seu trabalho.

Será que não estamos exagerando muito nos nossos condicionamentos? Será que não estamos perdendo muito de nossa vida com estes atos automáticos?

Acho interessante que frequentemente paremos para analisar nossos hábitos, suas consequências, repensar possibilidades, maneiras, posturas. Talvez este simples hábito de refletir possa fazer com que minimizemos estes condicionamentos, vejamos as coisas de outro modo, apreciemos o que está o tempo todo disponível para nós, mas não conseguimos ver.

2 comentários:

angel disse...

Concordo com você. Muitas vezes por automatismo ou por acomodação não refletimos e vamos levando a vida de modo insosso , sem pensar... Vamos nos deixando levar...
Como você disse pensar é um ato que exige disposição, análise, reflexão e acima de tudo atitude.
No mundo atual muitas pessoas estão tão automatizadas que nem sequer nota mais sua presença, não ouve o que você diz e muito menos se dá ao trabalho de ler o que está escrito.
E, certamente estas pessoas que atendem as reclamações não estão acostumadas a atos de agradecimento, pois estes estão muito raros hoje em dia.
Ótima semana
Angel

Arthurius Maximus disse...

É verdade, as pessoas acabam se acostumando com uma rotina e começam a cegar-se seletivamente para algumas coisas e ligam "um piloto automático". Isso, é claro, é muito ruim e acaba causando mais problemas do que soluções a todos nós.

São os "tempos modernos" (rs).