Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

domingo, 16 de maio de 2010

Da série “Das coisas que não entendo”

Recentemente tentei pagar um boleto bancário pela internet, e recebi a informação que o pagamento não foi efetuado, e que era para eu entrar em contato com o banco. E não era o saldo o motivo.

No outro dia liguei para o banco e então descobri o motivo. Naquela conta ainda não estava autorizado para efetuar pagamentos. Podia fazer saques, mas pagamentos não, então solicitei a liberação.

E o que não entendo são duas coisas.

Primeiro: por que eu precisava autorizar isso? A conta é minha, o dinheiro é meu, a vontade de pagar algo é minha, então por que é necessário a autorização? Segurança? Mas que segurança é esta já que eu não precisei confirmar nenhuma informação ao telefone para eles liberarem o pagamento? Eles disseram meu nome e eu somente confirmei que sim. Se eu passasse a contra de outra pessoa, certamente conseguiria a aprovação.

Segundo: por que o banco não exige minha autorização também para me conceder limites de crédito que não solicitei, para poder cobrar taxas não autorizadas, para me enviar cartão de crédito? Para tudo que não quero não preciso autorizar, no entanto para o que eu quero, preciso.

Alguém sabe explicar?

3 comentários:

Eduardo Montanari disse...

Como sempre os bancos vem com aquela velha história de sempre: "Nós dificultamos a sua vida pela sua própria segurança".
O pior é que por uma coisa dessas, as vezes nosso nome acaba no SPC e quem foi a culpada foi a dona burocracia. Numa dessas da vontade de entrar no banco com uma meia na cabeça e uma metralhadora e mandar todo mundo deitar no chão.

Arthuriusm Maximus disse...

A desculpa da segurança sempre é usada para justificar qualquer absurdo. Assim eles esperam calar os clientes menos críticos e afastar os "chatos". Infelizmente a minoria questiona o fato e permite aos bancos cometer as maiores barbaridades em nome da "segurança". Mas, qualquer 171 consegue fazer o que quiser com a sua conta e ninguém quer se responsabilizar por isso.

Leonardo Xavier disse...

Eu acho que por que os limites de crédito são ótimos para você usar num momento de sufoco ficar endividado e pagar taxas de juros absurdos e fazer os acionistas do banco se entupirem de dinheiro?