Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Sinceridício

Vi o anúncio final do Big Brother, e achei interessante um termo utilizado pelo Bial: sincericídio, mistura de sinceridade com suicídio.

E por que ele utilizou este termo? Bom, é que o participante que foi eliminado disse verdades (segundo conceito dele, é claro) de um modo extremamente ríspido e deseducado. Dizia aos berros que isso, que aquilo, e que era verdade, de que por isso dizia.

A princípio já questiono a questão da verdade, já que ela é sempre relativa, e talvez seja impossível de obtê-la. O ato é um só, porém como cada pessoa vê, interpreta, reage é diferente. Como ouvi em uma música, ser o “dono da verdade” é a mentira mais contada. E mesmo considerando que realmente o que o participante disse fosse verdade, isso jamais daria o direito dele dizê-las de modo mal educado. Diplomacia, gentileza, educação, empatia são excelentes ferramentas para nos ajudarem a dizer a verdade sem ofender.

E aprendi na minha vida isso, com algumas pancadas, é verdade. Sempre enchi o peito para falar que a verdade era a verdade, portanto falava e ponto. Depois de muito tempo aprendi que tão importante quanto falar é o modo como falar.

Lembro-me do Carlos de anos atrás e o vejo dizendo a verdade, porém de uma forma que certamente não agradava nem um pouco as pessoas que ouviram, e aquele mesmo Carlos não entendendo porque as pessoas não gostavam, já que o que estava sendo dito era a verdade (a minha) e para o bem delas. Felizmente a gente cresce, e além da idade ganhamos maturidade, e aprendemos que as coisas não precisam ser a ferro e fogo, que pessoas são diferentes, que verdades são relativas e que educação permite grandes avanços.

Hoje continuo dizendo as minhas verdades, porém procuro fazê-las de um modo mais educado (ou polido, como gosto de dizer), para aumentar a chance da pessoa que está ouvindo realmente ouvir o que estou dizendo, ao invés de deixar entrar por um ouvido e sair pelo outro, e neste caminho gerar uma grande raiva para com quem disse.

Sinceridade é algo que sempre deve ser buscado, deve ser um objetivo da vida de todos, pois somente assim poderemos ter uma sociedade clara, mais justa, mais humana, sem aparências, disposta a ver seus erros e lutar para saná-los, mas se não vier acompanhado de educação, cometeremos o sincericídio.

5 comentários:

Jhennifer Cavassola disse...

O final do texto disse tudo! Costumo dizer que pra tudo na vida é preciso usar a humildade. Claro que como vc disse, depende de quem a escuta. Então mesmo com sinceridade, pode ser um sincericidio.

Como o Bial disse e eu costumo dizer também: - Falar e verdade, ser sincero é uma arte!

Sabe, sou muito franca com as pessoas, acabo machucando muita gente, mesmo tendo humildade pra falar.

“A verdade muitas vezes não é aceita pelo fato de que a mentira ou a hipocrisia é mais presente no dia-dia do homem, que por si mesmo torna a verdade em mentira e a mentira em uma forma de expressão sensata e comum!” (Jhennifer Cavassola) Criei ela num momento que mais sofri por ser sincera, na época eu não sabia usar. Graças a Deus, me ajudou a refletir sobre como estava sendo usada a verdade.

Sou adepta a frase: Não fale o que não deve, se não deseja ouvir o que não quer.

:)

Um lindo dia! Beijos

Anderson Emídio disse...

Belo post meu amigo.

Equilíbrio é fundamental,as vezes é difícil mantê-lo diante de algumas situações que surgem diariamente.
É sempre bom respeitar diferentes opiniões ainda que sejemos contra,certa vez disse a um amigo:
Se tentarmos impor nossa ideolologia acabamos nos tornando tiranos,aquilo que nos difere dos animais é nossa capacidade de dialogar.
Aquele que tiver mais equilíbrio sempre terá um poder de convencimento maior.

Forte Abraço

Climão Tahiti disse...

Algumas vezes um sincericídio faz bem, ao menos na vida social.

Não dá pra mentir sempre o tempo todo em todo lugar e nem para colocar coisas bonitas no que não tem como ter beleza.

E verdade existe, é apenas a descrição dos fatos sem emitir opinião a respeito, por exemplo: "o avião caiu em lugar xxx", isso é uma verdade absoluta, mas a inserção de termos que classifiquem gera outros tipos de verdades bem distantes do fato. Por exemplo seria dizer "Avião cheio de pessoas cai em maravilha turística e gera uma tragédia sem proporções". Geralmente é o que fazemos: dizemos a verdade com opinião.

Anônimo disse...

Seu texto esta muito bom, pois realmente a verdade nua e crua causa muitos descontentamentos, precisamos ser diplomatas ao anunciá-las.
Tenha um ótimo final de semana.

angel disse...

O sincericídio é uma arma apontada para a própria cabeça.
Sempre quem sai perdendo nesta história é quem a disparou.
Existem muitas verdades, como você mesmo disse, mas quando as pessoas acham que estão sempre certas e se negam a ouvir o que o próximo tenta dizer, mesmo com diplomacia, fica muito difícil o diálogo.
Muitas pessoas se calam porque sabem que tudo o que falar será recebido como ofensa e não importa o modo como falam.
As pessoas egocêntricas, aquelas que acham que tudo que fazem é o certo, não conseguem ouvir o outro não importa o modo como dizem certas verdades.
Saber falar é uma arte mas saber ouvir ouvir também é tão importante quanto.
Quem ouve com atenção aquilo que os outros dizem e refletem sobre o que foi dito podem mudar seu comportamento, como foi o seu caso, e tornar a vida mais leve, mais feliz.
Infelizmente também tem o outro lado da moeda como tudo na vida.
Acho mesmo que a vida é um prisma que quando a luz da verdade o atravessa se decompõe em várias cores e pode parecer diferente para cada pessoa dependendo do lugar onde se está, daquilo que conhece, daquilo que já viveu, de suas convicções ou daquilo que está sentindo na hora.... Viu como a vida é complicada?!
Ótimo final de semana a você e pra Ayunes também.
Te amo muito
Angela