Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Honestidade a prova d’água

Honestidade, qualidade que infelizmente está rareando, sendo reclassificada como coisa de bobo. Honestidade, tão maltratada atualmente que quando uma criança rouba um lápis de um coleguinha os pais preferem dizer que ‘é coisa de criança’.

E mesmo com tudo jogando contra, ainda podemos nos deparar com acontecimentos raros, que dignificam e nos reforçam a crença no ser humano, em que com educação é possível mudar as coisas. Esta semana tive a oportunidade de ver um exemplo desse, vindo justamente de um lugar onde ocorreu uma grande tragédia.

Em SC, numa das regiões mais castigadas pela chuva, um senhor de uns 80 anos conseguiu convencer um bombeiro a voltar a sua casa lhe pegar uma coisa. Já vi muitas vezes esse tipo de situação, e raramente o bombeiro volta, pois sabe do risco e sabe que qualquer coisa que tenha pode ser recuperada. Mas esse bombeiro acabou voltando para resgatar o que o senhor lhe pedira.

Vocês adivinham o que ele pediu? Dinheiro? Talvez este seja o primeiro pensamento, o mais comum. Mas não é. Então alguma coisa de valor especial para ele, como fotos, lembrança de algo, presente dos pais? Também não. O que ele pediu para o bombeiro resgatar era um carnê com prestações de uma moto. Isso mesmo, um carnê. E ao solicitar isso ao bombeiro, ele disse que podia perder a casa, o carro, mas não podia perder o nome.

Para mim isso é arrepiante! Mesmo no meio de toda aquela tragédia, com mais de 80 anos, perdendo quase tudo o que tinha, faz questão de cumprir com seu dever. E olha que certamente qualquer pessoa daria condições especiais para ele pagar.

E pensar que tem gente com muito dinheiro ainda inventa modos de não pagar seus compromissos. Talvez porque eles sofrem da pior tragédia humana, a de caráter.

Deixo aqui meus cumprimentos ao senhor, por me dar um lindo exemplo, e que a vida possa lhe proporcionar as condições necessárias para que consiga se reerguer.

5 comentários:

Anderson Emídio disse...

Power essa mensagem!!!
Por coincidência minha postagem dessa semana também fala de valores humanos.
A sociedade vive uma grande crise de valores e exemplos como o deste senhor nos enchem de alegria.
Os bens podem ser reconstruídos mais o caráter quando se perde é irrecuperável.

Forte Abraço

Anônimo disse...

Realmente. Uma mostra de caráter.

Num país onde o bom é ser "malandro" e "esperto", exemplos como este são cada vez mais raros.

Carlos disse...

A honestidade é uma virtude que deve ser valorizada, faz parte do cárater e da formação da pessoa. Hoje em dia as pessoas sempre querem levar vantagem sobre as outras e isso vai totalmente contra os conceits de vida em sociedade.

Anônimo disse...

O incrível é que fazer o certo merece elogios, pois a grande maioria não paga nem sob ameaça e esse senhor fazendo de tudo para manter suas prestações em dia e seu nome limpo.

Meus Detalhes Vividos disse...

Juro que pensei em documentos Carlos... nem em terceiro plano passou em minha mente um carnê, o nome é a maior riqueza que o ser humano pode carregar.... Parabéns ao Senhor e Parabéns ao Bombeiro que voltou.