Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Transformação

Virou moda neste país quadros nos programas de TV que fazem transformação nas pessoas, na grande maioria mulheres. Cada um tem um motivo, no entanto o intuito de todos é fazer o velho e conhecido “antes e depois”. Pegam mulheres nas ruas e perguntam se elas estão insatisfeitas com seu visual, e se elas querem uma transformação (acho difícil achar uma que não queira), então a mulher é submetida a uma séria de operações para embonecamento. Vai ao dentista, clareia dentes, corta e colore o cabelo, muda o penteado, faz lifting, peeling, massagens, depilação, e mais um monte de infinidades. Claro que também vão a lojas e compram belas roupas para combinar com todo o novo resto.

E então ela é exibida no programa, completamente repaginada, pronta para uma sessão de fotos de qualquer produto de beleza. A família fica em prantos, o marido fica bobo, os filhos não reconhecem a mãe, os vizinhos ficam maravilhados. Então exibe a foto dela antes e depois, e ela se emociona......

Até aqui um mar de rosas, mas será que é bom isso? Todas as pessoas certamente adorariam estar sempre bem, bem vestidas, arrumadas, cuidadas. Se não fazem isso, é tão somente por falta de condições, de tempo e principalmente financeira. E isso faz com que muitas pessoas se sintam mal, menos importantes ou bonitas que as outras, mexendo inclusive com a auto-estima.

E o que o programa faz? Pega uma pessoa com baixa auto-estima e muda completamente sua aparência. E depois? Depois que o programa acaba, e a pessoa volta para a sua realidade, desprovida de chances de manter o corte e cor do cabelo, do tratamento facial, dentário, das roupas caras. Como fica a auto-estima dessa pessoa, que não tinha condições, passou a ser algo que sozinha não tem condições de ser, e depois volta ao velho mundo? Como ficará sua auto-estima?

9 comentários:

Beauvoir disse...

Odeio esses proramas sensacionalistas. Eles me enojam.
Beijos

Climão Tahiti disse...

Adoro esses programas, e a sua dúvida é a minha dúvida: e depois?

Aliás, a menina mantém por quanto tempo essa repaginada?

Seria um vertente interessante a explorar, mas apenas cópia de um programa dá época boa do People & Arts que tinha a proposta da repaginação mas de modo menos, digamos, podre-a-la-fama da televisão aberta tupiniquim.

Nem lembro o nome do programa agora, mas acho que você conhece...

Anônimo disse...

É exatamente isso, depois ninguém consegue manter esse visual maravilhoso.E além do que, é tudo fachada.Olha: eles pegam uma mulher de classe média baixa, uma empregada doméstica, digamos. Ela fica com um cabelo lindo, ganha sapatos lindos, roupas finíssimas.Pra que tudo isso, pra ela usar onde?? Sou a favor do antes e depois, mas com cultura, cursos profissionalizantes. Que peguem o dinheiro de cabelo, roupa , maquiagem e tudo o mais, e paguem um curso de alguma coisa para essa mulher, que lhe deem condições de subir na vida. Isso sim seria um "antes e depois". Mas isso é pedir demais no nosso mundinho materialista e estético..

abraaço!

Rodrigo Carreiro disse...

Isso é puro entretenimento barato, mas o problema é quando confundem com jornalismo.

Raquel El-Bachá disse...

As pessoas se iludem ao participar desse tipo de programa achando que a transformação vai resolver seus problemas e imaginando que vão ficar lindas para sempre. Só que o tipo de beleza que eles patrocinam necessita de dinheiro para ser mantida, coisa que a maioria dessas pessoas não tem.
Acho que a frustração depois é pior.
Pior do que esses programas que passam aqui no Brasil são uns americanos que passavam na tv fechada há algum tempo, como o Extreme Makeover. Nos programas americanos a transformação é radical mesmo e envolve até cirurgias plásticas de tudo o que vc imaginar. Eu assistia por curiosidade. Não sei onde eles arranjavam tanta gente feia. Eu sei que todos viravam princípes e princesas no final.
Beijos.

Meus Detalhes Vividos disse...

Seria um dia de Cinderela. Me pergunto também como vão manter a nova aparência, ainda mais se forem pessoas de renda muuito baixa. Por outro lado, para meninas/mulheres que não tem condição alguma de se sentirem uma vez pelo menos como princesas, se assim for a forma coim a qual elas olham estes programas.

Tem um ditado que diz: " Não existe mulher feia, existe mulher mal cuidada e pobre de espirito."

Beijos!

Anônimo disse...

Realmente a condição econômica da maioria das pessoas não permite nem o tratamento curativo quanto mais o estético.
Vão sofre de depressão quase certamente.
Desejo que o amigo tenha um ótimo final de semana.

Anônimo disse...

É a fábula da Cinderela, depois da meia noite a realidade volta ao normal!

Adorei o novo lay-out! Um abraço!! Tenha um ótimo fim de semana!

Unknown disse...

Concordo,
Nestes casos fica parecido com a estória da Cinderela....a meia noite acaba e tudo volta ao normal.
Fazer o que, pelo menos o sonho se concretizou por uns dias....ehehe
Abraços