Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

As Quatro Estações

Aos que não sabem, as estações ocorrem em função da inclinação da Terra em relação ao Sol. E o nosso verão ou inverno não ocorrem em função da proximidade do Sol, como é muito comum de se pensar, mas sim em função do ângulo em que incide os raios solares na Terra.

Quanto mais próximo de 90 graus mais quente ficará esta região, e quanto mais inclinados os raios menos quente. É por isso que ao mesmo tempo temos verão em um hemisfério e inverno no outro. Se o que fosse determinante fosse a distância, os hemisférios norte e sul estariam na mesma estação o ano todo.

E uma coisa que há algum tempo me intriga é que a sensação que tenho (e é compartilhada por outras pessoas) é que as estações estão meio deslocadas, e por que digo isso? Tenho a sensação que o verão começa bem antes da data oficial, afinal, em novembro já está um calor muito grande. Assim também como em abril, maio já está frio, e o inverno ainda está meio distante. Cheguei a pensar que com o tempo as estações foram se deslocando, de modo semelhante com o que ocorreu no passado com os dias, onde a contagem de tempo era falha, e que por isso as estações estavam atrasadas.

Mas isso seria muito absurdo, com toda tecnologia e conhecimento de nossa sociedade, como seria possível tal acontecimento? E a curiosidade aumentando, até que fui atrás da informação. O início das estações é definido pelas datas dos solstícios e equinócios. Solstício é a data do ano em que ocorre o dia ou noite mais longa do ano, enquanto que equinócio é quando o dia e a noite duram exatamente o mesmo período.

Perfeito, conhecimento adquirido, dúvidas sanadas. Mas mesmo assim algo ainda me incomodava. Não conseguia compreender porque o inverno (que é a estação mais fria) não abrangia os dias mais frios, nem o verão os dias mais quentes.

O que vejo é que as estações utilizam datas erradas para definir seu começo. O solstício de verão – dia mais longo – deveria estabelecer o meio da estação, pois logo após essa data os dias começarão a ficar mais curtos, com inclinação menor dos raios solares. Ou seja, logo após o inicio da estação ela já perde força. O mesmo ocorre no inverno. Ela começa no dia mais curto, onde os raios incidem menos diretamente.

Não sei quem definiu esta regra, mas para mim faltou lógica. Se o inverno é a estação mais fria, e o verão a estação mais quente, isso deveria fazer com que os dias mais frios e os dias mais quentes fossem o que caracterizassem estas estações, conseqüentemente os dias de solstício deveriam ser os dias intermediários das estações, e não os iniciais.

Vocês também têm essa sensação de que as estações estão deslocadas?


3 comentários:

Anônimo disse...

Ho leto il perchè si verificano l'estate e l'inverno e dici che il giorno del solstizzio dovrebbe esser più caldo . Una Ragione c'è la terra durante i mesi invernali si raffredda e per riscaldarla ci vuole tempo . come le pentole sul fuoco .L' inerzia termica di un corpo è proporzionale alla sua massa , pertanto ci vuole più tempo e i giorni più caldi dell' estate sono dopo il solstizio circa 1 mese dopo , nel emisfero del nord è luglio e agosto i mesi più caldi.cosi succede anche in inverno i mesi più freddi sono gennaio e febbraio .Ciao complimenti e continua a pubblicare i tuoi articoli sono molto belli e interessanti Fulvio zontini

Unknown disse...

Tenho a mesma sensação, tanto é que aqui as 4 estações fazem no mesmo dia....ehehe
O mundo esta ficando doido....
Abraços

Anônimo disse...

09/09/08 22:27pm

Noite:)...

Realmente a sensação é de que temos todas as estações em um dia só, como o Guilherme citou. Já tem um bom tempo que falo para a minha mãe, nossa o inverno( estação que mais gosto) não é mais o mesmo, de fazer frio de verdade, aquele de frio de usar touca, cachecol. Esse ano o inverno estava no outono (coisa de maluco) rsrs e no inverno eu não sentia frio:), agora é esperar para ver o que o verão nos reserva.


Beijos;


Shá...