Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Indústria das multas

Esta semana saiu uma notícia informando que na grande São Paulo é aplicada uma multa de trânsito a cada 6s. Uma verdadeira indústria, que aumentou muito a produção a partir da lei que tenta dar um pouco mais de juízo às pessoas.

Mas é um absurdo isso, né? Onde já se viu tantas multas, e a cada dia mais radares são colocados nas cidades, e os fiscais ficam nos pontos mais estratégicos, loucos para aplicarem multas. Creio até que eles ficam salivando a espera do próximo motorista, só para dar uma ‘canetada’ nele.

Eis um argumento de muitas pessoas, que ficam revoltadas com tantas multas.

E eu, um pobre infeliz, que não tenho capital para adquirir os produtos desta milionária indústria. Até tenho dinheiro para ter carro, mas não consigo adquirir os produtos. Sou um excluído desta indústria. Tanta gente fazendo parte desta imensa indústria e eu sem sequer um produto dela.

Usei da ironia para tentar mostrar que a multa nada mais é que a comprovação que você – isso mesmo, você – fez algo errado, e que será penalizado por isso. Não se multa quem dirige dentro dos limites de velocidade, quem usa cinto de segurança, quem não bebe e sai dirigindo, quem não dirige e fala ao celular ao mesmo tempo, quem não ultrapassa sinal vermelho. É tão simples. E as pessoas acham que a culpa das multas é de quem multou. Provavelmente essas pessoas crêem que quando seus filhos tiram notas baixa na escola a culpa foi do professor que não quis dar nota 10.

A matéria-prima da indústria da multa é a irresponsabilidade dos motoristas, o desrespeito as leis que eles estudaram antes de tirar a carta de motorista. Enquanto houver pessoas que não respeitem as nossas leis, o direito dos outros, esta indústria terá muita matéria-prima para continuar funcionando.

E enquanto as pessoas multadas continuarem a crer que o estado só quer prejudicá-las, tirar dinheiro e por isso aplica multas, teremos uma sociedade pobre, egoísta, onde todos acham que podem fazer qualquer coisa e sempre estarão certos. E a imprensa continuará a falar em “indústria das multas”. Se bem que eu prefiro falar “Constatação do egoísmo e desrespeito”.

5 comentários:

Pod papo - Pod música disse...

Amei o teu texto!
Se todos usassem de bom senso, não haveriam problemas com multas!
Além de não cumprirem as leis, se acham os donos da razão. Quem desobedece uma lei, povávelmente desobedecerá várias leis em outras ocasiões! Por isso quem faz alguma coisa errada deve ser penalizada logo no começo antes que continue fazendo mais coisas erradas ainda!

Beijão!

Unknown disse...

Verdade, sempre querem descontar as burrices que fazem nos outros, é só andar na linha que não irão ser multados e por consequencia a indústria da multa entrara em falência...ehehe
Abraços

Juliana Dacoregio disse...

Ótimo texto! É isso mesmo. A síndrome de "coitadinho" do brasileiro faz com que ele acredite que os "poderosos" querem sempre prejudicá-lo. É lamentável.

Sonia Regly disse...

Vim te convidar para conhecer o Compartilhando as Letras.Sua visitinha será uma honra!!!!!

Anônimo disse...

Discordo um pouco de algumas colocaçoes, Essa discusão é mais profunda e seria do que sua opinião a respeito, veja se vc diz que quando o aluno tira nota baixa a culpa é dele, vc esta enganado, a nota é a avaliação do que o aluno aprendeu, se nota foi baixa ela não aprendeu ou o professor não soube enssinar? não podemos generalizar. A industria da multa existe sim, quando se colaca um radar escondido para pegar de supresa o infrator vc tenta resolver parte do problema , regras de transito foram feitas para evitar principalmente os acidentes, pessoas inocente pagando pelo derespeito alheio, no que resolve o radar escondido, ele não evita o acidente, se o infrator for avisado que ali ele vai ser multado pela alta velocidade, ele com certeza vai diminuir sua velocidade, e com certeza dara para frenar seu veiculo caso entre um criança na frente. Pense nisso.....