Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

segunda-feira, 21 de julho de 2008

De grão em grão....

....a galinha enche o papo. Eis um ditado bem popular, e que normalmente ouvimos muito de nossos pais - ao menos fui felizardo ao ouvir isso - para que nós aprendamos a ser mais ponderamos, menos impulsivos, imediatistas, e que percebamos que com o tempo, e um trabalho contínuo conseguiremos muitas coisas. Afinal, qualquer grande obra começa com o primeiro tijolo.

E aprender o que este singelo ditado ensina pode ser muito útil em nossa vida. Não somente para diminuir o anseio, o ímpeto, mas também para percebermos as pequenas coisas que ocorrem e já tentarmos agir logo no começo (tratar a causa), antes que aquela pequena coisa cresça e vire algo muito grande (tratar o efeito), o qual não teremos condições nem forças para derrotar.

Um exemplo bem comum a todos nós são os buracos nas estradas. Começam com pequenas fendas, as quais nem percebemos, mas o tempo passa e a fenda aumenta de tamanho, até virar um pequeno buraco. Mas o carro ainda passa bem por este buraco. Então ainda não nos preocupamos. Até que o buraco aumenta, fica grande e quebra o eixo, ou fura o pneu. Aí xingamos quem foi que não consertou o buraco, mas nos esquecemos que passamos por todas as etapas da vida do 'buraco', o vimos crescendo, e ignoramos, preferimos o silêncio. Depois quando ele age ficamos 'surpresos'.

Este é um exemplo concreto, digamos assim, no entanto tem outras coisas que ocorrem e que não percebemos. Governo aumenta impostos aos poucos, e como nós não aprendemos que é 'de grão em grão que a galinha enche o papo' achamos que aquele grãozinho não nos matará, então deixamos pra lá, afinal, por que me preocupar? É só um grãozinho!!! Então eles colocam outro grãozinho, e como esquecemos do anterior, caímos no mesmo caso, por que me preocupar? É só um grãozinho!!! E vão fazendo isso, até que não tenhamos mais um grãozinho para lhes dar, aí a ficha cai e ficamos com cara de ......... bom, deixa pra lá.

E além de não percebermos isso, é muito comum atirarmos pedra nos que observam as coisas desde o começo. Se um cara reclama do grãozinho já é motivo o suficiente para que ele seja tachado de 'chato' e cara que pensa pequeno, afinal, é só um grão. O ópio da maioria os impedem de verem que o motivo do 'chato' reclamar não é o momento presente, mas sim a cultura que se começa, e principalmente onde vai dar.

Deixo com vocês uma apresentação.



3 comentários:

angel disse...

Muitos têm olhos
Mas preferem não ver...
Muitos têm bocas
Mas é escolhem não dizer
Muitos sofrem ...
Mas por que se condoer...
Muitos podem fazer
Mas poucos fazem acontecer...
Muitos serão convidados
Mas poucos farão com prazer...
Muitos acham que os outros
É que devem resolver...
Mas a casa é todos
Pelo menos até o amanhecer...

Aparecido José (Crazyseawolf) disse...

Oi, Carlos, eu peguei nesse site:

http://phy3blog.googlepages.com/Beta-Blogger-Label-Cloud.html

Apesar de estar em inglês, o tutorial é bem fácil de se seguir.

Um abraço!

Unknown disse...

Verdade, já esta na hora de fazermos algo para que as "galinhas" não fiquem gordas a custa de nosso grão que é suado.
Abraços