Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

domingo, 29 de junho de 2008

O "Redutor" de Cultura

Este é um relato do meu amigo Ednei Dalberto. Assim que ele me contou a estória pedi para que ele registrasse, pois é um (infeliz) retrato deste país, bem como serve de alerta para que outras pessoas fiquem espertas contra os 'espertos'.

Ligar o chuveiro e tomar um bom banho, além de necessário para manter nossa higiene pessoal, este é um ato muito prazeroso para qualquer pessoa. Pois é, nem sempre.
Há 2 meses me mudei de cidade, e com isso para um novo apartamento. O banheiro desse apartamento já estava "equipado" com um chuveiro, pronto para ser ligado e para curtir um bom banho.

Mas não foi isso que aconteceu, após ligá-lo percebi que saía pouquíssima água dele, mesmo com a torneira aberta ao máximo. Mesmo com o frio próprio dessa época, como saía pouquíssima água, não tinha condições de ficar em contato com a água escaldante. Havia risco inclusive, do aparelho superaquecer devido à alta temperatura causada pela reduzida quantidade de água.

Como um condômino amigável que sou, fui perguntar a outros moradores do prédio sobre a pressão dá agua no chuveiro. Poderia ser um problema geral no condomínio. Um desses moradores me disse que quando se mudou para seu apartamento, ao ter esse problema, resolveu trocar o chuveiro. Ao retirá-lo, a surpresa!, existia um "REDUTOR" de água entre o cano de abastecimento e o chuveiro, é isso mesmo, existe uma "tampa" com um furinho no meio que limita a quantidade de água que entra no chuveiro.
Ao saber disso, antecipadamente convencido que também era esse meu caso, de imediato fui ao meu apartamento, retirei o chuveiro e.......

Lá estava ele, o "REDUTOR", todo pomposo, cumprindo sua missão.....tornando meu banho um inferno.

E só para informação, no meu prédio a conta de água não é cobrada de seus moradores, ou seja, limitam a água do banho para que não sejam prejudicados com o valor de consumo na conta. É claro que os moradores não são avisados disso...

Finalizando...retirei o tal "REDUTOR" do meu chuveiro, e tudo voltou a normal, apesar de não achar nada normal o ocorrido.Ainda não me conformo que os brasileiros façam de tudo para serem famosos pela malandragem, e querer "levar vantagem" sobre os outros. Com essas e outras me lembro que nasci nesse país, mas por não concordar nada com esse "jeitinho" brasileiro, me sinto cada vez mais estrangeiro e feliz por saber que meu bisavô não trouxe essa "malandragem", e esse "REDUTOR de cultura", da Europa de presente para mim......

Foto do meliante

6 comentários:

Vic disse...

É Carlos, pelo que vejo isso é mais comum do que pensei...Aqui em casa tamb´pem aconteceu isso.Também precisei tirar o tal do redutor, depois de muito procurar saber qual seria o "problema" da pouca água no meu chuveiro.
Carlos, estou passando para te deixar um beijo e desejar uma boa tarde e excelente semana!

Vic

Dulce Miller disse...

É... e a gente pensava que já tinha visto de tudo!

Ótimo post!

Unknown disse...

Afinal de conta brasileiro é conhecido ai pelo seu famoso jeitinho...

Infelizmente vejo que estamos fadados a sofrer em um país onde a ética fica reduzida como o redutor de agua do chuveiro ai.. só que com uma diferença... por este redutor ainda tem muita mais água que ética...

Marcelo Lopes disse...

Acho que houve um equívoco na interpretação da situação pelo seu amigo.
Se ele não teve problemas em apenas tirar o "redutor" do chuveiro, acho que a reclamação não procede, pois ele é útil justamente para prédios altos (onde a pressão da água é acima de 8mca), para evitar que a água chegue com muita pressão nos andares mais baixos.
No meu prédio, por exemplo, é necessário usar esse "maldito redutor". Se não fosse ele, meu chuveiro já teria voado na parede, pois a pressão da água lá é bem grande (mesmo com o redutor ela ainda fica alta).
Deveria pesquisar entre os condôminos e o síndico antes se o "redutor" foi colocado realmente com o propósito simplesmente de apenas econmizar a água, tornando o banho infernal, como no caso.
Boa semana e bons banhos... sem redutor...

lucro na contadeagua disse...

Sr Carlos leda parabens voce ja entrou pra história só pelo nome do seu blogs muito interessante
o céu é um só mas nos somos muitos]
e se vamos para o futuro devemos rever alguns conceitos no [valor] da contadeagua
BANHEIRO não molhe a escova de dente as pastas de dente ja vem umidas em são paulo so na capital somos 10 milhões de não molhadas vezes 2 vezes...
COSINHA não lave o arroz ele ja vem lavado e embalado por maq e os operarios usam luvas e roupas especiais...
MAQ DE LAVAR ROUPA transforme todo consumo de água do imóvel via cx dagua esta atitude fara o hidrômetro girar ordenado...
NO JARDIM regue as plantas com água via cx dagua...
CARROS o posto de gasolina onde se abastece lava de graca...
GARAGENS E CALCADAS aos que tem o redutor do [valor] da contadeagua podem usar água a vontade e abundante via cx dagua que a conta não vai aumentar com ajuda de uma vap ...
www.fafcontadeagua.com.br

Anônimo disse...

No meu predio o síndico instalou um redutor como esse para reduzir o consumo de agua e o grande prejudicado fui eu porque moro no andar mais alto onde a agua agora chega com pouca pressao. O que eu poderia fazer para resolver o problema ?