Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

sábado, 31 de maio de 2008

Educação fazendo a diferença

É chover no molhado dizer que o que faz a diferença na vida das pessoas e conseqüentemente da sociedade é a educação. Somente através da educação é que conseguiremos deixar de ser um país cheio de injustiças e desrespeitos e passaremos a ser um país melhor, mais honesto, íntegro, justo.

E hoje pude presenciar uma prova do valor da educação, não somente instrução, mas educação no sentido mais amplo. Este foi o segundo ano que foi exibido o quadro ‘Soletrando’, do programa Caldeirão do Huck, e o vencedor foi um garoto de 14 anos, o Éder. Com a conquista do primeiro lugar ele levou o prêmio do quadro, que o ajudará a custear os estudos, e provavelmente os estudos da família também.

Mas o que ele conquistou foi muito mais do que isso. Tenho a certeza que ele conquistou a admiração de muitas pessoas neste país, não pelo fato de ter sido o vencedor, mas sim por ele SER um vencedor. E por que ele é um vencedor?

Vejamos a história dele e da família. Ele mora no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres deste país. A escola fica muito distante da casa dele, e ele só começou a freqüentá-la aos 8 anos. Repetiu a primeira série devido a sua vergonha em falar com o professor. Em sua casa moram 6 pessoas, seu pai está desempregado e vive de bicos. Juntando com o valor que recebem do bolsa família contam com R$ 200,00 mensais para o seu sustento. Isso mesmo, R$ 200,00 por mês. E apesar de tudo isso é uma pessoa que se esforça na escola (que tenho a certeza estar longe das escolas que cobram fortunas e possuem alunos que não mal sabem escrever o nome), uma pessoa que possui valores.


Eis uma lindíssima prova de que não é o dinheiro que determina a qualidade do ensino, tampouco o dinheiro que forma cidadãos. Educar não depende de altos valores monetários, mas sim de valores, de princípios, o que o jovem Éder e sua família fizeram e fazem com mestria.


Meus parabéns a esta família, e meu muito obrigado por propiciar a nós, telespectadores, esse grande exemplo.
E para as pessoas que crêem que a televisão exerce grande influência sobre as pessoas, que se deixem influenciar por este exemplo.

Nenhum comentário: