Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Arrogância

Um calouro muito arrogante, que estava assistindo a um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo a ele, por que era impossível a alguém da velha geração entender esta geração.

- “Vocês cresceram em um mundo diferente, um mundo quase primitivo”, o estudante disse alto e claro de modo que todos em volta pudessem ouvi-lo.

- “Nós, os jovens de hoje, crescemos com televisão, aviões a jato, viagens espaciais, homens caminhando na Lua, nossas espaçonaves tendo visitado Marte. Nós temos energia nuclear, carros elétricos e a hidrogênio, computadores com grande capacidade de processamento e ....”.

Numa pausa para tomar outro gole de cerveja, o senhor se aproveitou do intervalo do gole para interromper a liturgia do estudante em sua ladainha e disse:


- “Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas quando nós éramos jovens... por isso nós as inventamos.”

- “E você, um arrogante dos dias de hoje, o que você está fazendo para a próxima geração?”



Esta é uma obra de ficção, um texto para nos proporcionar uma bela reflexão sobre nossas atitudes. Parece tão natural acharmos que o que cremos, o que sabemos, o que vemos é melhor do que os outros crêem, sabem, vêem que em muitos momentos temos atitudes como a do jovem, achando-nos melhores que os outros.
Esquecemo-nos que o que ocorre é somente uma diferente visão do mundo, um outro lado, outros valores.
Isso não significa que devamos ficar quietos e evitar expor nossa visão para não sermos arrogantes ou prepotentes. O problema não é o fato de expor visões diferentes, mas sim a forma de expor. É possível expor algo totalmente oposto à opinião do outro, porém de uma forma que o outro o ouça com total respeito, independente de concordar ou não.

É fácil agir assim? Certamente não, mas o exercício diário desta consciência certamente nos afastará da carupuça da estória acima.

Um comentário:

Juliana Dacoregio disse...

Muito legal a estória fictícia. Arrogância é o fm. Principalmente quando o arrogante em questão, como aquele jovem da estória, não tem nenhuma boa idéia para acrescentar.