Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Marketing Multi Nível

Há um tempo atrás fui apresentado a um novo termo: "Marketing Multi Nível". Até então nunca tinha ouvido falar no termo.

Recebi o convite para ter uma palestra sobre uma oportunidade de negócio, e aceitei. Ao começar a apresentação senti-me como uma daquelas pessoas que ficam nos auditórios das empresas que ficam horas a fio falando das maravilhas dos produtos, e de como aquilo mudará a sua vida (creio que alguns até crêem que darão um novo significado às nossas vidas). Era uma apresentação que falava quase nada do produto (ou serviço) em si, mas sim de como ele poderia modificar a minha vida, de como eu resolveria os meus problemas. Isso até começarem os 'testemunhos', onde pessoas diziam que não acreditavam naquilo antes, que eram discrentes e que resolveram apostar. E como isso mudou a vida deles. Pessoas com problemas financeiros e dívidas rapidamente quitaram as suas dívidas, andam de carrão, tem apartamentos. É de deixar qualquer um realmente impressionado.

Então eles começaram a mostrar como o negócio crescia, mostraram fotos de uma pessoa no começo do serviço, na sala de sua casa, e depois a sala ficando pequena, então foi necessário alugar salões, até chegar a eventos com centenas de pessoas em hotéis. Realmente algo que não se podia perder.

Falaram então de como funciona este marketing. O produto a ser vendido era um serviço de ligação pela internet (VOIP), e para cada venda um percentual era destinado a pessoa. E esta pessoa podia indicar outras para também venderem o produto, e receberia um valor por cada novo integrante, bem como um percentual sobre as vendas que esta pessoa fizesse. E cada um destes indicados podia fazer o mesmo, e um percentual de tudo era repassado para o primeiro nível. Isso funcionaria até no terceiro nível.

Quando vi isso de imediato pensei "mas isso é pirâmide", e quando indaguei uma das pessoas escutei que não era pirâmide, mas sim "marketing multi nivel". Nome bonito. Pesquisei na internet e vi as 'diferenças' entre os dois. Basicamente o marketing de rede tem um produto ou serviço vinculado, e não pode cobrar taxas para novos integrantes. É algo que já existe há um bom tempo (+ 40 anos nos EUA), tem leis e regulamentos.

Certo, a pirâmide cobra taxas e não oferece nada, e é ilegal, enquanto que este marketing multi nível é legal e oferece serviços. Mas isso não muda a característica de pirâmide, já que uma pessoa indica outras, que por sua vez indicam outras. Bom, eu aprendi que tal estrutura é pirâmide. E a possibilidade dos ganhos altos só funciona para quem pega a onda no começo, pois tem um bom campo para trabalhar, os que forem entrando posteriormente já terão menos área onde trabalhar, e menos pessoas para indicar. Não é um sistema que permita que muitas pessoas ganhem o valor divulgado nos anúncios. Afinal, o mercado é limitado, o número de pessoas que podem ser indicadas também, bem como a quantidade de pessoas interessadas em comprar o servico. Tudo isso é finito, e num esquema exponencial destes isso exaure-se rapidamente. Somente poucos ganharão muito dinheiro, e por pouco tempo.

Indaguei as pessoas da palestra sobre isso, e também falei que com a popularização da tecnologia o preço cairia muito, e se a empresa quisesse continuar a sobreviver ela deveria diminuir o valor, o que certamente diminuiria os ganhos dos integrantes, e perguntei também se caso a empresa viesse a fechar, como que ficariam as pessoas para as quais elas venderam o serviço. Ouvi a seguinte resposta de um dos divulgadores:
"Mas até lá eu já vou ter ganho o meu dinheiro".

Fiquei comovidíssimo com a preocupação desta pessoa com o produto, com a empresa e principalmente com os clientes.

É preciso ficarmos atentos à estas ofertas milagrosas. Creio que se fossem tão boas assim, e para tanta gente, não haveria necessidade de ocultarem endereços, emails e telefones nos sites que oferecem isso, assim como também seria muito fácil para o governo acabar com a pobreza e desemprego deste país, era só as pessoas fazerem isso, já que não requer experiência, tempo integral, capacidade, conhecimento, deslocamente até o serviço. É um verdadeiro Eldorado.

É preciso distinguir o que realmente é Marketing Multi Nível do que é Pirâmide com roupagem moderna. São os termos novos para velhos conceitos.

São os nossos novos desafios desta era...

2 comentários:

Anônimo disse...

a pobreza poderia sim ser extinguida com um marketing multinivel, porque quem fala que a população acaba se esquece de dizer que todos os anos nascem mais de 2 milhoes de crianças!Porém, como a ignorancia é bem maior do que o conhecimento, dificilmente a população em geral aceitará algo assim como fonte de renda e melhoria de vida!
frfacil@hotmail.com

Rodrigo Crepaldi P. Capucelli disse...

Concordo plenamente com o post. Alias, tb já escrevi sobre isso: http://www.direitrando.co.nr
parabens pelo blog