Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Caso Isabella

Creio que não haja ninguém neste país que não saiba sobre o que ficou conhecido como 'Caso Isabella'. Há duas semanas somente isso aparece na mídia, em todos os canais, em todos os jornais, em todos os horários. Você escuta informações 'inéditas' iguais a cada 5 minutos.

Não falarei aqui sobre o ocorrido, o que levou alguém a cometer algo contra àquela menina. O que quero entender é por que esse alvoroço todo, por que essa mobilização em torno do caso. Por que pessoas saem de casa e ficam paradas, por horas e horas, na frente da delegacia, ou então na casa dos parentes, obrigando-os a uma prisão domiciliar forçada.

Direi algo que tenho a certeza que muitas pessoas pensarão "Nossa Carlos, como você é frio!!!", ou então "Nossa Carlos, você não tem sentimento?", no entanto não há como não dizer.

"Morreu somente uma pessoa". E depois desta muitas outras mortes já ocorreram, e infelizmente tenho a certeza de que algumas destas outras mortes foram em situações cruéis também, talvez piores do que o caso dela.

Não estou dizendo que o ocorrido com a menina não me sensibiliza, ou que encaro como normal e não me preocupo com o que ocorreu. No entanto parece-me que a sociedade brasileira toda esqueceu de todo o resto, a mídia também. A única coisa que ocorreu neste país nestas duas últimas semanas ocorreu em torno daquela família.

Mas Carlos, você precisa entender que o que fizeram com a menina foi uma crueldade. Que risco ela representava para alguém? Para mim, nenhum. Assim como milhares de crianças que morrem de desnutrição, de sede, de fome. E muitas dessas morrem por causa da ganância de meia dúzia de pessoas, que para ficarem 'ricas' passam por cima de valores, ética, respeito, humanidade, pessoas. Tirando o pouco de muitas. Ou então algumas pessoas, políticas, que roubam, desviam verbas, participam de mensalão, aceitam propinas. Quem é mais cruel? A pessoa que matou a menina - a fazendo sofrer por alguns minutos - ou esta outra que mata muitas crianças - fazendo-as sofrer diariamente, por muito e muito tempo - em doses homeopáticas que nos anuvia os sentimentos?

Damos mais importância a algo pontual, mesmo que pequeno, e nos esquecemos do grande, do perene. Acostumamo-nos tanto ao que ocorre diariamente que aplicamos um filtro sobre isso, de tal modo que não nos afete, não nos cause comoção.

Investir nossos esforços para promoção da justiça para um único caso, e nada fazermos para os casos 'comuns', porém não menos dramáticos, não ajuda este país a ser um país melhor. Lutar para que haja justiça neste caso, e fazermos pequenos delitos no dia a dia, usarmos a esperteza para nos darmos melhor é algo inócuo, além de incoerente.

Deixo meus sentimentos à família da menina e uma proposta de reflexão.

Nenhum comentário: