Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

sábado, 15 de março de 2008

Sugestão de melhora

A relação cliente x consumidor tem mudado muito nos últimos anos, tanto em função legal - criação do código de defesa do consumidor, como também do acesso as informações, que tornaram os consumidores pessoas mais esclarecidas.
Mas mesmo assim ainda é complicado para muitas pessoas lidarem com as empresas quando o assunto é reclamação sobre algum problema ou defeito, ou então esclarecimento de dúvidas, ou mudança em alguma forma do relacionamento, quando esta é para tornar mais vantajoso para o cliente a relação.
Quem já não ficou &$%#$%&* da vida quando é necessário ligar para a empresa, e fica horas a fio ouvindo música clássica, ou então tendo que contar a mesma história para várias atendentes - acredito até que possa ser a mesma, que só muda de nome, ou então é o sistema que cai a inviabiliza a operação?
E com relação ao serviço público, quem é que já não teve problema com buracos na rua, problemas com saúde pública, transporte público, educação? Exceto alguns mais abonados que podem abrir mão disso, os que necessitam sabem o martítio que é utilizar este serviço, pelos quais ele já pagou.

E quando tentamos entender o porquê deste desrespeito o que escutamos é que é muita gente solicitando serviço, ou então que é preciso programar as ações para efetuar, pois não é tudo que se pode fazer ao mesmo tempo, coisas do gênero. Eu até entenderia isso, se não fosse pelo seguinte. No governo, por exemplo, as cobranças de impostos sempre chega na data, para todos os cidadãos, não é preciso fazer planejamento, cronograma de atendimento. Ou seja, se é possível que um determinado setor atenda todo mundo, por que não é possível que os outros setores trabalhem com o mesmo empenho e desempenho?

E numa empresa privada, tente ligar para uma empresa para adquirir um cartão de crédito. Duvido que você encontre dificuldade no atendimento, mas tente cancelar......., duvido que consiga sem demorar muito tempo e sem exercitar tua paciência. E nesse caso vale a mesma idéia, se a empresa consegue atender muito bem quem quer adquirir, por que não conseguiria atender bem quem quer cancelar?

É nítido que as empresas possuem capacidade para resolver os problemas. Sugiro então que as empresas adotem a mesma postura dos setores de cobrança e vendas para os setores de atendimento.

Um comentário:

Osc@r Luiz disse...

Isso mesmo!
E que extingam de vez aquele atendimento "automatizado", praticamente "programado pra enlouquecer você".
Um abraço e parabéns pelo seu blog!