Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

domingo, 25 de maio de 2008

Flagrante de irresponsabilidade

Outro dia deparei-me com esta notícia (Mãe ensina adolescente de 14 anos a dirigir...). Infelizmente não fico abismado com o fato de um (ir)responsável por uma criança ou adolescente querer ensinar o filho a dirigir carro antes da idade mínima, mas este caso é um pouco atípico.
Primeiramente porque a mãe levou o adolescente a uma das principais rodovias do país, com muito movimento e altas velocidades. Em segundo lugar pois levava junto seus outros filhos menores.
Mas o mais incrível é o argumento que ela utilizou. Transcrevo: "Ela teria afirmado ainda que estava habilitada a ensinar o filho porque tinha CNH (Carteira Nacional de Habilitação)."

(pausa para respirar)

Em que mundo esta ilustre cidadã vive? Será que ela não sabe que a carteira de habilitação é algo pessoal, e que para ser instrutor de direção é necessário bem mais do que isso? E que, mesmo se ela tivesse tal autorização, ela jamais poderia fazer isso com um menor de idade?

A minha preocupação não é com relação ao ato em si, que foi descoberto e felizmente não gerou conseqüências físicas em ninguém, mas sim no que esta mãe ensinará aos filhos. Que valores ela passará para eles, que demonstração de respeito aos outros, à vida, de obediência às leis? Ela conseguirá formar cidadãos ou formará mais brasileiros espertos, adeptos da lei de Gerson?

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente que a mãe foi total irresponsável ao levar o adolescente para 'aprender a dirigir' numa rodovia. Poderia muito bem levá-lo a uma rua sem transito para dirigir. Ela, provavelmente, não tem condições para ensiná-lo a dirigir respeitando as leis de transito, mas o sistema atual de formação de condutores também não, pois é tão ridículo que não fornece elementos básicos para se instruir o condutor a como se dirigir no transito, no mundo real, com todas suas imprevisibilidades e diversidades. E como se avalia algúem, na hora da prova prática, somente dando uma volta no quarteirão com alguém checando se você sabe dar seta ou fazer baliza, em um percurso de menos de 5 min.

Carlos Henrique Leda disse...

Caro sr. Anonimo

Nossa sociedade adora uma imagem, jogo de aparência, fingir. Vc finge que ensina, eu finjo que eu aprendo e fingimos que está tudo bem.
Não há a menor dúvida que os testes aplicados aos novos motoristas são só para dar dinheiro para alguns e para ter o documento. Há uma imensa diferença entre ter o direito de dirigir e saber dirigir.

E para melhorar isso não basta somente um exame, aos 18 anos. Teria que ter educação durante toda a vida do indivíduo, noções de cidadania, responsabilidade, pois assim, mesmo com avaliações superficiais as pessoas seriam responsáveis para saber que não sabem dirigir ainda, e teriam uma condução mais segura.

[]'s