Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Teimosia x Persistência

Você é teimoso? Você é persistente? Ficou em dúvida? Bom, segundo o dicionário teimosia é “Obstinação, persistência exagerada” e persistência é “Continuar esforçando-se para alcançar (algo) ; INSISTIR; TEIMAR.”

Eu já não vejo diferença entre os termos, exceto pelo fato da análise sobre o resultado. Se o que uma pessoa se propôs a fazer der certo, depois de inúmeras tentativas então esta pessoa foi persistente, mas se o que ela se propôs a fazer der errado ela foi teimosa.

Quantas vezes não vemos pessoas falando ‘Nossa fulano, como você é teimoso, não está vendo que isso não dá certo!”? E isso enquanto o que ela tenta fazer não dá certo. Mas assim que ela consegue a mesma pessoa é capaz de dizer “Que legal fulano, você foi persistente e conseguiu!”.

Thomaz Alva Edison (1847 - 1931) tentou milhares de vezes antes de conseguir fazer a lâmpada ascender. Imaginem se ele tivesse dado ouvidos às inúmeras pessoas que o desmotivaram durante suas tentativas.

Em uma música dos Titãs (Palavras) tem a frase “...palavras não são más ... palavras não são boas...”. A bondade ou maldade não está na palavra em si, mas sim nas pessoas que as proferem. E é incrível como nós somos excepcionais para dizer palavras de desmotivação, de descrença, de desestímulo. Quantas coisas novas não teriam sido inventadas, ou inventadas antes, se as pessoas optassem por classificar as pessoas que buscam soluções inovadoras por persistentes ao invés de teimosas? Quantas pessoas não teriam se tornado pessoas mais confiantes, produzido mais, vivido com mais felicidade se nós adotássemos esta simples postura.

Vejo as pessoas estimulando muito as crianças, os bebês, mesmo quando eles ainda fazem tudo errado, e isso é extremamente positivo, pois isso os ajuda a vencerem seus desafios, a não desistirem, a progredirem, se desenvolverem, serem autoconfiantes. Mas vejo estas mesmas pessoas não fazendo isso com as outras pessoas, como se após as pessoas deixarem de serem crianças não precisem mais disso, e o que é pior, ao invés de não incentivarem mais, passam a criticar, desestimular.

Na sabedoria popular diz-se que ‘as palavras tem poder’. Não podemos interpretar isso ao pé da letra, pois palavras são mera junção de letras com significado para nós. Mas o que elas representam, e como nós absorvemos isso tem poder. Se uma pessoa escutar muitas vezes, de muitas pessoas que ela é incompetente, a menos que ela tenha uma confiança em si mesmo inabalável, isso a afetará, e talvez um dia ela comece a acreditar nisso, tornando-se aos poucos incompetente, até ela mesmo, um bom tempo depois 'chegar a conclusão' que as pessoas estavam certas, realmente não sou competente.

Este mundo precisa de pessoas mais teimosas / persistentes, com opiniões, valores, que vão a luta em prol do que crêem. E também precisa de menos pessoas tão preocupadas com a vida alheia.

Nenhum comentário: