Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

A pior invenção do mundo

O ser humano possui uma capacidade incrível de inventar coisas, capacidade esta que o distingue de todos os outros animais. E usamos esta capacidade para criar coisas que nos facilitam a vida, tornam-a mais fácil, mais gostosa, menos desgastante.
Se perguntarem para mim qual é a melhor invenção até hoje criada eu certamente não saberei dizer. No mundo mais atual, certamente o computador e a internet estariam bem cotados. O automóvel, o vaso sanitário, a rede de esgoto e de água, a imprensa, o fogo. Poderia citar inúmeras outras, e todos certamente veriam os benefícios que estes inventos trouxeram.

Mas o título do meu artigo é outro. É sobre a pior invenção do mundo. Vocês já pararam para pensar qual seria? Arriscam algo?
........
........
........
........
........

Imagino que algumas respostas poderiam ser: a arma, a bomba atômica, o cigarro, a bebida, as outras drogas, o automóvel (também pode figurar entre as más). Realmente são coisas muito ruins, que promovem muita morte, destruição, infelicidade, dependência. Promovem destruição de famílias, de lares, de vidas.

Mas estas são as piores? Não há nada pior? Eu considero uma outra invenção como sendo a pior até hoje: o copo descartável.

Você está louco? Como um simples copo descartável, que serve para saciar nossa sede pode ser a pior? Tentarei explicar.
O problema não é o copo em si, pois ele tem uma função muito prática. O problema está no descartável. Não me refiro aqui ao prejuízo ambiental que ele proporciona, que realmente é grande e precisa ser minimizado para termos um planeta onde a vida possa existir. Me refiro a outro aspecto.

Qual é o aspecto? É o fato de ser jogado fora quando não mais precisamos dele. Utilizamos o copo para saciar um desejo algumas vezes ou uma necessidade. Após este desejo ou necessidade serem sanados ignoramos o que nos proporcionou isso, e o descartamos, como se ele não tivesse tido importância nenhuma. Ora Carlos, mas a finalidade é essa mesmo. Qual o problema disso?
Com o copo nenhum, no entanto este ato que aprendemos inconscientemente com o copo pode fazer com que aprendamos a descartar tudo na vida, após termos utilizado o recurso para saciar alguma necessidade ou desejo nosso. Eis o problema. Começamos a fazer isso com as pessoas, utilizando-as conforme o nosso interesse e depois as esquecendo, afinal, já serviram para o nosso propósito.
  • Os políticos usam as pessoas para se elegerem.
  • Chefes usam as pessoas para 'se promoverem'.
  • Empregados usam empresas para também 'se promoverem'.
  • Burros usam inteligentes para passarem de ano.
  • TV usam pessoas para obter IBOPE.
  • E mais uma infinidade de usos.
E tem um outro uso que considero muito ruim, e isso pode afetar a vida das pessoas por muito, muito tempo. Tem a ver com um termo comum atualmente, e que a TV e a sociedade adoram achar normal. O termo é o ficar. Hoje muitas pessoas querem ficar, ou seja, utilizar da pessoa para saciar algum desejo e depois descartá-la, já que compromisso não é algo que estas pessoas procuram. Vão lá, se saciam, extraem das pessoas os recursos que lhes são convenientes naquele momento e depois viram as costas. Vão procurar outras pessoas que poderão lhe promover nova sensação de saciedade.

Em suma, tornam descartáveis a coisa mais única e especial que existe: o ser humano.


Quem sabe agora com esta 'onda verde', de preocupação ambiental as pessoas comecem a abandonar os copos plásticos e voltem aos bons e velhos copos, aqueles que sempre estiveram presentes conosco, muitas vezes por uma vida inteira. E quem sabe as pessoas comecem a ver a beleza disso, o do companheirismo, o pela vida toda.

Nenhum comentário: