Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Sabedoria das crianças

Nós, os adultos, costumamos crer que somos os sábios. Mais que os velhos (os quais adoramos considerá-los como gagás) e indubitavelmente mais que as crianças, que não conhecem o mundo ainda.

E nos valorizamos muito, cremos que somos os melhores. Aprender com os velhos (não uso o termo idoso ou melhor idade pois isso pra mim é somente um jeito “melhorzinho” de se referir a eles, e para mim o que importa não é o termo como os chamamos, mas sim como os tratamos) de vez em quando até aceitamos, pois já tiveram mais experiências de vida que nós, mas com crianças jamais. Elas não conhecem o mundo, nada podem nos ensinar.

E será que isso é verdadeiro? Para mim é completamente o oposto. Creio que as pessoas nascem sábias e conforme “aprendem” vão se tornando mais burras. Mas como assim Carlos, está maluco?

Não, nem um pouco. Vejamos o segiunte. Quem aprende mais rápido a trabalhar com um controle remoto ou um computador? Uma pessoa com 5 anos, com 35 anos ou 65 anos? Provavelmente dirão que uma pessoa com 5 anos aprenderá mais rápido, uma de 35 anos aprenderá, mas com dificuldades e uma com 65 anos dificilmente aprenderá. Bom, se uma criança com 5 anos nada sabe do mundo, como pode isso? Se uma criança não conhece tecnologias, não consegue ler os manuais, não consegue conversar com outras pessoas para tentar obter as informações necessárias, como consegue?

Para mim é porque são sábias. Elas nascem sabendo que podem tudo, que possuem a capacidade de aprender o que se dispuserem a aprender, que a única dificuldade que existe na vida é aquela que nós mesmos criamos. E como sabem disso, se aventuram por descobrir. Também são sábias pois sabem que tudo na vida exige paciência, persistência, dedicação, esforço. As coisas não acontecem magicamente. E por saberem disso se permitem ficar horas e horas apertando um controle remoto até conseguir descobrir para que serve um botão, mesmo que seja o de liga/desliga. E quando descobrem isso, depois de horas e horas, ficam felizes, ao invés de se acharem lentos por terem levado tanto tempo.

E nós, os adultos, já classificamos o computador como um bicho complicado de mexer, um controle remoto como uma coisa de outro mundo, então já nem tentamos. E quando tentamos por 5 minutos e não conseguimos, então já confirmamos a nossa “certeza” que é muito complicado e que não é para nós, então desistimos.

E os sábios somos nós!!!!! Nós que não tentamos muitas coisas, nós que nos importamos muito com os outros, nós que desistimos após 5 minutos, nós somos os sábios. As crianças, que aprendem por que sabem da sua capacidade, que não se preocupam se demora 5 minutos ou 5 dias, que não se preocupam se os outros vão achar que está demorando muito ou não são as bobas.

E nós, os sábios, precisamos ensinar estas crianças bobas a se tornarem sábias, então durante a vida lhes ensinamos que as coisas são difíceis, complicadas, que não teremos competência para resolver os problemas.

Infelizmente temos ensinado muito bem as crianças. Elas tem aprendido muito bem esta nossa lição.

Sábias crianças, não aceitem este nosso ensinamento. Não é porque somos adultos que somos mais sábios. Ser adulto somente significa que vivemos mais, que talvez possamos ter alguns caminhos mais fáceis para determinados problemas, mas é só. Não sabemos tudo.

E nos ensinem, pois temos muito a aprender com vocês.

4 comentários:

Eduardo Montanari disse...

O ser humano adulto (tirando uma lulher bem boazuda) é a pior cousa que existe. Criança vê simplicidade em tudo e é por isso que consegue tudo tão fácil e sem estresse.

Arthurius Maximus disse...

É verdade. As crianças não têm os bloqueios e as frustrações que os adultos possuem. Não se preocupam com as aparências e nem com o que os outros vão dizer delas. Nisso reside a sua sabedoria.

Blogando Francês disse...

Verdade pura. Lã´a em casa tem uma danadinha de 6 anos que desde os 3 , mexe em tudo, sabe tudo e ainda ame ensina.
So fala em PSP, Playstation, dvd, fotos digitais, internet ,etc...
É a geração da tecnologia. Eu que ja passei dos 40, tenho que correr contra o tempo e aprender o maximo que puder.
hehehe!!!
Abraços

Blogando Francês disse...

Verdade pura. Lã´a em casa tem uma danadinha de 6 anos que desde os 3 , mexe em tudo, sabe tudo e ainda ame ensina.
So fala em PSP, Playstation, dvd, fotos digitais, internet ,etc...
É a geração da tecnologia. Eu que ja passei dos 40, tenho que correr contra o tempo e aprender o maximo que puder.
hehehe!!!
Abraços