Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Desafio da Gentileza

Recentemente li sobre o Profeta Gentileza, e ele dizia que Gentileza gera gentileza. Nada mais verdadeiro.

E como nos esquecemos disso. Culpamos o dia-a-dia corrido, os inúmeros afazeres e esquecemo-nos de praticar estes atos, pequenos no tamanho porém gigantes no resultado. Algo gentil é o suficiente para alegrar a vida de uma pessoa, para que possa emitir um sorriso, para que possa, nem que seja por um momento, fazê-la esquecer de seus problemas, perceber que ainda há esperança neste mundo, que as coisas podem ser diferentes de como tem sido comum até então.

E o melhor da gentileza é que ela não é vendida, não se necessita de dinheiro. Também não é restrita a nenhum tipo de classe, de grupos, de associações. É altamente democrática. E fazê-la não exigirá homéricos esforços, não ocupará muito tempo.

Gentileza nada mais é que um ato gentil, que é amável, amistoso, cortês.

Então proponho um desafio. O de fazer atos gentis por 1 semana, e anotar ao menos 1 ato gentil cada dia desse período. Após isso, escolher quantas pessoas quiserem e encaminharem o mesmo desafio, com as suas gentilezas feitas.

Se existe o círculo vicioso, certamente temos a força para fazermos o círculo virtuoso.

E não precisa ficar preocupado em fazer grandes feitos. Gentileza não necessita ser grande, somente gentil.

Um comentário:

Arthurius Maximus disse...

Concordo! As pessoas passaram a creditar à falta de tempo a "comodidade" de levar uma vida sem gentileza e sem dizer coisas simples como "Bom Dia", "Obrigado" e etc... Reverter isso pode ser o início de uma sociedade melhor; por mais incrível que possa parecer.