Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mito da Caverna de Platão


Primeiramente vejam a história, do Maurício de Sousa.

O legal é que não houve mudança desde a época das cavernas até os dias de hoje. Somente mudou-se a “sombra”, mas os homens continuam a ver a vida pelos olhos dos outros. E há de quem ousar dizer que isso não é a realidade, que isso é somente uma forma de alienação, de manter-se na ignorância. Certamente ocorrerá o mesmo que ocorreu com o Piteco. As pessoas irão querer matá-las, afinal, quem é alguém para dizer que a vida não é aquela que ele aprendeu a “viver” desde pequeno.

Um tal de Galileu Galilei tentou fazer isso uma vez, quase foi morto. Todos acreditavam que a Terra era o centro do universo, aprenderam isso desde cedo, e quando ele viu que a verdade era outra, quase o mataram. Para continuar vivo ele teve que dizer que ele era o errado, que realmente a Terra era o centro do universo.

O filme Matrix (o primeiro) explora muito bem esse mito. Despertaram o Neo para a realidade, que não era aquele que ele até então acreditava. O até então mundo real nada mais era do que uma ilusão gerada pelas máquinas, mas como isso foi feito desde que as pessoas nasciam, nem questionavam, e tentavam destruir qualquer pessoa que ousasse dizer que aquilo era fantasioso, mentiroso.

A música Ãh, do Gabriel o Pensador possui uma frase que acho muito interessante: “Tão fazendo a gente de robô, só não sei quem programou”.

E você, é o Piteco ou os homens da caverna? Prefere ter sua vida gerenciada ou gerenciá-la? Prefere ser responsável por suas atitudes ou inocente por ter feito o que se faz normalmente? Prefere ser o ator ou o expectador da vida?

Caso prefira ser um Piteco, meus parabéns, e muita força, pois não será nada fácil.

Um comentário:

angel disse...

E assim mesmo... crescer doi. passar de expectador a personagem é dificil. espiar e criticar é comodo e facil.
Prefiro viver mesmo sofrendo as agruras das escolhas que deixar a vida passar porque outros me ditam normas que devo seguir. Parabéns pela postagem. Coragem para escrever aquele que pensa e viver aquilo que swe acredita é para poucos.
Beijo