Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Qual o nosso futuro mediante isso?

Já escrevi aqui que atualmente que muitos pais não possuem o menor compromisso com a educação dos filhos, deixando isso a cargo da escola. Preferem algo mais cômodo (omissão) e mais 'da moda', pois hoje o quente é ser amigo do filho, e não mais pai e mãe.
Cobrar ações corretas, punir comportamentos inadequados, dizer não, colocar de castigo e dar exemplos positivos é algo que eles não possuem a menor intenção.

Esta semana me deparei com mais uma dessas situações proporcionadas por estes 'fantásticos' pais. Uma criança quebrou algo do prédio onde mora, e quando o pai foi interpelado preferiu dizer que isso era coisa de criança, uma traquinagem. Imagino que ele deva imaginar que isso é normal, e por isso nada precisa ser dito ao filho.
Quando é que essa criança aprenderá responsabilidade, convívio social, limites? Se o pai acoberta isso, quem será capaz de segurar esta criança? De imediato creio que ninguém, mas no futuro certamente a polícia terá condições de fazer isso, porém de um modo muito mais doloroso para todos.

Eu me pergunto qual será o nosso futuro mediante isso? Se criaremos cada vez mais uma geração de pessoas que não conhecem limites, bom senso - eita termo cafona, brega esse né? , respeito ao próximo, cidadania, responsabilidade, empatia.

O que imagino é cada vez mais pessoas isoladas em suas casas, sem nada de lazer ou diversão para a comunidade, pois se algo que é para todos é destruído por alguém, e nada pode ser feito contra pois isso é normal, por que quem não faz isso se sentirá motivado para ajudar a manter? Não faz sentido. Então cada vez mais evitaremos lugares públicos já que lá nada pode ser feito, e nos limitaremos aos domínios de nossa residência pois ao menos por enquanto lá dentro podemos impor os limites necessários.

Cada vez pessoas mais isoladas, mundos compostos somente por uma única família.

O que fazer? Infelizmente não temos muito o que fazer em termos legais pois nosso país protege os infratores, no entanto creio que os que possuem um pouco desta consciência devam divulgar isso de todas as formas, à todas as pessoas com quem se relacionarem. Infelizmente muitas pessoas somente replicam o que vêem outras fazendo, então se preferem copiar que copiem bons exemplos.

E mais do que falar coisas certas é necessário fazer coisas certas. Nada daquele discurso de "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço". Isso não funciona, e funciona menos ainda com crianças.

Deixo vocês com este vídeo que demonstra exatamente o poder do exemplo.



Nenhum comentário: