Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Desconto: bom?

Quem é que não fica feliz com um desconto, quando se vai comprar algum produto? É praticamente uma cultura neste país pedirmos desconto, pechincharmos, enfim, conseguirmos alguma forma de ter o preço diminuído. Mas conseguirmos o desconto é algo bom? Devemos nos alegrar com isso?

Hoje fui fechar uma conta em um banco no qual era correntista, e quando estava conversando com a pessoa responsável (por telefone), após eu informar o motivo do cancelamento a pessoa me falou que o banco poderia me isentar de tarifas por seis meses, e se isso não me interessava. Disse que não, então ele me falou que poderia me isentar por até 1 ano.
No meu caso de nada adiantou, pois eu fecharia a conta em qualquer hipótese. Mas me questiono sobre o seguinte ponto: se o banco pode dar esta isenção de tarifas, por que não fez antes? E se podia dar 1 ano, por que me ofereceu seis meses? Por que foi necessário que eu tomasse a atitude de pedir o encerramento de uma conta para que ele me propusesse algo? Mas Carlos, claro que o banco precisa cobrar tarifas, pois prestam serviços como outras empresas. Sei disso, mas e se ao invés de isentar quem quer cancelar eles simplesmente cobrassem taxas mais justas, menos abusivas, deixando todas as pessoas felizes por todo o tempo em que forem correntistas, e não somente quando quisessem sair do banco.
A leitura que eu faço da atitude do banco é que ele me enganou e me esfolou enquanto pôde, e quando quero acabar com a brincadeira ele muda e fica bonzinho, até esfriarem as coisas para voltar a cobrar as taxas.

Com cartão de crédito acontece coisa semelhante. Quando se quer desconto ou isenção do pagamento da anuidade basta pedir para cancelar, que aí sim eles podem lhe dar desconto. Quem aqui não conhece alguém que faz isso com as operadoras de cartões de crédito? (Se não nós mesmos).

Não estou aqui dizendo que tal atitude é certa ou não, somente questionando a 'mensagem' que estas empresas nos passam. Elas querem o maior lucro possível, e quando nós tentamos deixar de ser burros eles mudam o discurso e nos 'ajudam'. Mas claro que mesmo cobrando tarifas menores eles nunca perdem. Somente tornam mais justo.

Voltando aos descontos conseguidos nas lojas. É uma boa? Se for pensar somente no lado financeiro talvez a resposta seja sim, no entanto se a loja pode dar desconto, e quando me ofereceu o produto o preço era outro, significa que ela tentou levar de mim mais dinheiro do que era o justo, e que se eu não fosse 'esperto' os 'espertos' seriam eles, conseguindo mais dinheiro do que o justo. Será que temos que viver num mundo onde tudo é um jogo, e o menos esperto perde? Qual o ganho disso?

Atualmente quando uma loja me dá desconto ou cobre a oferta de um concorrente eu fico decepcionado, pois sei que ela tentou me enganar, me fazer de tonto, ganhar dinheiro em cima da minha 'burrice' ou passividade. Por que precisa-se negociar? Por que não se pode cobrar o justo? Por que não podemos ser mais transparentes e verdadeiros?

Nenhum comentário: