Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Fuga de responsabilidades

É incrível como hoje as pessoas fogem de responsabilidades. Parece que somos treinados desde crianças e nunca assumir nada, não sermos responsáveis por nossas vidas, nossas escolhas, o que ocorre conosco. Preferimos achar que tudo é culpa do destino, e se deu certo é porque tinha que ser, e se deu errado é porque não era a hora ainda. Quando que as pessoas começarão a assumir suas falhas, assumir os problemas que essas falhas causam, e também assumirem seus acertos, e colher os benefícios destes acertos?

Acho realmente que somos treinados desde crianças, não com ensinamentos diretos, como em uma escola, mas com a forma mais eficiente de ensino, que é o exemplo. Quantos exemplos não damos a eles diariamente?

E quando digo que não assumimos responsabilidade não digo que as pessoas são irresponsáveis, que fazem tudo errado. Entre o responsável e o irresponsável há o omisso, e este também é um problema. Pecar pela omissão. Há uma cultura popular que diz que é melhor se arrepender do que fez do que se arrepender de não ter feito. Claro que atitudes sabidamente prejudiciais não precisamos fazer, mas muitas outras podemos, e devemos, fazer. Vamos a alguns exemplos:

  1. Hoje em dia quem são os responsáveis pela educação dos filhos (não confundam educação com conhecimento)? Muitos pais atribuíram esta tarefa as escolas, as igrejas, tirando de si esta responsabilidade, sendo que os únicos responsáveis são eles mesmos. Preferem culpar a vida moderna, as inúmeras atribuições, o congestionamento. Se esquecem que foram somente eles que decidiram ter um filho, e junto com toda decisão vem as responsabilidades. Isso muitos não querem mais, é mais 'cômodo' para eles deixarem a cargo da escola (particular), e caso o filho não se torne uma pessoa com valores, princípios culpar a escola, afinal eles pagaram - e caro - por este 'serviço'. Assumir sua parcela de culpa não está nos planos.
  2. Hoje em dia quem são os responsáveis pela contratação de funcionários? Em muitas empresas essa função, além de estar relacionada ao departamento de pessoas, muitas vezes é terceirizada e faz uso de psicólogos. Promove-se inúmeros testes, faz-se dinâmicas de grupo, dá-se objetos estranhos para provas que quase ninguém consegue ver o menor sentido naquilo, muitas entrevistas, analisam a expressão corporal, caligrafia, o uso correto das palavras, verifica se o candidato utiliza as frases que os entrevistadores querem ouvir, vestem-se impecavelmente, enfim, um longo e complicado processo. E para que isso? Claro que para contratar pessoas certas para a empresa, que tenham caráter, honestidade, comprometimento, ambição na medida certa, e claro que também o conhecimento. Pois bem, se tudo isso é feito, como é que nas empresas ainda tem muitas pessoas desmotivadas, mentirosas, sem caráter, ambiciosas além da conta? Será que depois de inventarem essa forma de contratação realmente o nível humano das pessoas ficou melhor? Creio que não deva haver muita mudança, até porque se a regra de contratação é definida, certamente podemos criar métodos para nos ajustar ao processo.
    Então por que esse processo não é retirado? Creio que é porque nenhum gerente ou dono de empresa quer assumir a responsabilidade de colocar dentro da empresa um mau caráter. É preferível dizer "Bom, fiz o possível, contratei os profissionais adequados, promovi os testes adequados, enfim, fiz o que pude".
Esses são somente dois exemplos, poderia citar inúmeros outros, porém somente reforçariam estes dois, não acrescentariam novidade.

É a essa responsabilidade que me refiro. As pessoas hoje em dia preferem atribuir culpa aos outros, ou a até seres não humanos. Quantas vezes vocês já ouviram um casal dizendo que tiverem muitos filhos porque Deus quis? Isso também é responsabilidade nossa.

Somente conseguiremos um mundo melhor, mais justo, mais honesto, com pessoas mais comprometidas. Se cada um começar a assumir a sua responsabilidade sobre seus atos. Isso pode ser complicado no começo, vermos os nossos defeitos, as nossas falhas, mas somente assim poderemos evoluir, nos desenvolver, e resolvermos os nossos próprios problemas, sem deixar para que outros os resolvam por nós.

Um comentário:

Naty Pinhabel disse...

Texto maravilhoso! Todos deviam ler.