Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Nossas queridas leis

Hoje recebi aqui em casa um comunicado do condomínio informando sobre a necessidade de se fazer um curso por causa da brigada de incêndio. De acordo com o decreto estadual número 40.076, de 31 de agosto de 2001 (vejam detalhes).

A idéia é treinar pessoas para que em caso de emergência saibam como proceder da melhor maneira possível. E a exigência é que ao menos 1 pessoa por andar esteja presente neste curso (de 4h), e caso isso não ocorra o condomínio será multado.

Tento entender o benefício desta lei. Particularmente o que eu faria em caso de incêndio é correr pro lugar mais longe possível, nada de tentar bancar o herói. E não será um curso de 4h que mudaria a minha prática.

Esta lei me faz lembrar da lei de anos atrás, onde fomos obrigados a comprar um kit para colocar nos carros, para podermos prestar algum socorro se necessário. Pergunto: quem saberia fazer algo no caso de emergência? Será que é por isso que foi abolido? Claro que depois de muita gente ganhar dinheiro.

Pra mim esta lei somente é uma tentativa de nossos políticos dizerem para nós “Estamos pensando em vocês, na sua saúde, bem estar, na sua vida”. Afinal, o objetivo do curso é proteger a vida das pessoas e reduzir os danos ao meio ambiente e ao patrimônio.

Lindo isso, bela preocupação, sem dúvida. Então fico imaginando porque esta preocupação não ocorre também com os políticos. Por que não fazem uma lei que os obrigue a frequentar um curso de 4h para lhes ensimarem a não retirar dinheiro público da saúde, da educação, da segurança? Afinal, o roubo deste dinheiro provoca a morte de várias pessoas. Por que não ensiná-los a gerenciar melhor os recursos públicos, afim de preservar o patrimônio também?

Ah, mas você acha que eles aprenderão algo em 4h? Claro que não, mas eles acham que nós podemos aprender a nos comportar durante um incêndio. Fico pensando nos esforços que os bombeiros fazem durante a vida toda, para aprenderem a se portar. Eles fazem horas e horas, e nós somente 4h. Devemos ser extremamente competentes.

4 comentários:

Eduardo Montanari disse...

Eu não sei, pode ser impressão minha, mas sempre leio seus posts e as vezes parece que você é meio "do contra" pra um monte de coisas.
Tudo bem, não estou criticando, apenas observando, porque cada um tem direito a ter a opinião que quiser, mas as vezes parece que você implica um pouco com coisas não muito importantes.
É um simples curso para uma brigada de incêndio. Acho útil, assim como extintores dos carros. Geralmente reclamamos das coisas quando não precisamos delas ou achamos que nunca vamos precisar, mas sei lá, acho que tudo é meio ganho. Não chego a ver isso como uma conspiração governamental e tal.

angel disse...

Concordo de muitas vezes nosso governo faz coisas que antigamente se dizia "pra inglês ver", ou seja para mostrar aos outros que estão fazendo sua parte.
Mas penso também que outros cursos e treinamentos seriam extremamente importantes principalmente em áreas de risco. Exemplo: Curso para as pessoas responsáveis pela urbanização das cidades. Não permitir que se construam casas em áreas de risco como lixões, ajuda na construção de casas mais fortes e seguras para pessoas carentes, cursos para engenheiros e construtoras de casas populares mostrando a importância de fundações e paredes mais sólidas ,e que areia do mar não serve para construção em geral.
Também cursos para o pessoal de assistência em casos de emergências e catástrofes...Cursos para policiais e pessoas ligadas à segurança...
Também sou a favor de cursos para pessoas em geral e acredito mesmo que tudo que pudermos saber mais para proteger a nós e nossa família é sempre bem vindo.
Claro que não pretendemos ser heróis, mas se soubermos apenas nos comportar bem em situações de pânico já ajudaria e muito a ação de pessoas treinadas para tal.
Conhece aquela velha máxima " Se não puder ajudar pelo menos não atrapalhe!", pois é... Acho que é por aí.
Tenha uma boa semana.
Um beijão
Angel

Arthurius Maximus disse...

Na realidade trata-se disso mesmo, querer aparecer, se a coisa fosse mesmo séria; seria feita como no Japão e em outros países que mantém um treinamento constante para as pessoas encarregadas de agir nesses eventos sinistros.

Eduardo Montanari disse...

Não se preocupe cara. Eu não me ofendi. Eu escrevo mesmo de um jeito meio sarcástico justamente para as pessoas acharem meio engraçado. Não que meus problemas não sejam sérios, mas eu faço isso pra dar uma amenizada mesmo.
Um grande abraço, curto muito seu blog!