Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Viver

Gosto de futebol, sempre acompanho as partidas, os resultados, torço por meu time (mesmo que ultimamente ele não me tenha me dado muitas alegrias), mas é difícil me empolgar vendo futebol. Hoje o futebol está burocrático demais, com muitas preocupações defensivas.

A preocupação que vejo atualmente é não tomar gols, defender bastante, e se der sorte conseguir um golzinho. Mas no futebol o vencedor não é aquele que faz mais gols? O objetivo do jogo não é fazer gol? Então por que esta mentalidade de não querer tomar gol?

Atualmente há um time no Brasil que tem agido diferentemente disso, é o Santos F.C. Ver seus jogos é um deleite só, mesmo para os que não torcem para o time. O futebol apresentado é de encher os olhos, de deixar feliz os torcedores, os comentaristas, narradores, e até os torcedores adversários. É um time que joga pra cima, pra frente, que quer fazer gol, e que se já fez 3, procura o 4, depois o 5, e por aí vai. Faz o que tem que fazer, fazer com alegria, com prazer, com vida!!!

E por que falei do futebol, neste artigo? É que vejo o Santos como um time que vive, enquanto que os outros somente sobrevivem. Enquanto a maioria se preocupa somente em sobreviver, fazendo o mínimo necessário, se preocupando mais em não ter nenhum problema, abrindo mão do objetivo maior de sua existência, daquilo que lhe dá prazer e felicidade (fazer o gol) somente se preocupa em tentar eliminar os eventuais problemas (gols sofridos). E o que acontece? Fica chato, sem brilho, sem prazer. Pode até conseguir um certo sucesso (classificação, campeonato), no entanto é um raro e efêmero prazer, e somente para um time. Todos os outros, e este mesmo, durante todo o campeonato, não desfrutam, não gozam, não vivem.

Não seria melhor analisar o saldo das coisas? No futebol, qual o problema de um time tomar 5 gols, se fizer 6? Serão três pontos de qualquer jeito. A preocupação em não tomar 1 gol faz com que o time deixe de fazer 6 gols, fique mais preocupado em não ter um problema do que ser feliz fazendo gols.

E nós, na nossa vida, também não ficamos preocupados demais em não tomar gols? Não ficamos tão preocupados em não ter problema, que esquecemos de colher as coisas boas que estão somente esperando uma atitude nossa?

É fácil isso? Certamente não. Mas somente não é fácil porque nos “ensinaram” que a vida é difícil, que a vida é composta de inúmeros problemas, que precisamos sempre nos esforçar para que eles não ocorram. Se “desaprendêssemos” isso e aprendêssemos que na vida há muita coisa boa, que se fizermos bem o que sabemos, e nos predispormos a aprender o que ainda não sabemos, seremos artilheiros na vida, e deixaremos nossos inúmeros torcedores muito felizes.

3 comentários:

Eduardo Montanari disse...

Gostei do final do texto, pois achei muito inteligente e concordo com você. Só não ouso comentar sobre futebol e times de futebol porque odeio esse esporte, não sei nada sobre, não entendo nada. hehehe..

Arthurius Maximus disse...

Concordo. O futebol brasileiro de hoje é burocrático e recheado de técnicos acomodados e que não ousam por medo de perderem a boquinha.

Anônimo disse...

Glorioso alvinegro praiano, campeão absoluto deste ano! Ninguém segura Neymar e Cia! Saaantooooooooooosssssssssssssssssssss1!!!!