Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Liberdade de expressão

Nestes dias um caso tem ganho grande repercussão na mídia. É sobre várias pessoas pertencentes à uma organização religiosa que entraram com processos contra uma jornalista e o jornal onde trabalha. Se vocês tem acompanhado os telejornais (acho que somente numa emissora isso virou notícia) sabem do que estou falando.

Vi algumas destas reportagens e fiquei preocupado com a situação. Os processos estavam baseados em algumas frases escritas, onde se usava o termo seita para designar. E muitos se sentiram ofendidos com isso. Alegaram que o termo era ofensivo. Vi no dicionário e não reparei nenhum sentido negativo na acepção da palavra. Transfiro os termos que achei.

sf.
1 Rel. Grupo de seguidores de uma crença (seita religiosa)
2 Fig. Rel. Conjunto de pessoas que professam a mesma doutrina religiosa
3 P.ext. Grupo de pessoas que seguem qualquer doutrina, princípio, sistema etc.
4 P.ext. Qualquer organização social cujos componentes defendam os mesmos princípios; PARTIDO; FACÇÃO
5 Doutrina de um mestre seguida por diversos discípulos
6 Soc. Grupo de indivíduos que se organiza voluntariamente e se fixa em lugar afastado do convívio social

[F.: Do lat. secta -ae.]

Ouvi depoimento de uma pessoa falando que no senso comum seita possuía um sentido negativo.

No artigo da jornalista ela disse que há a hipótese que tal coisa, e como essa tal coisa não é coisa boa, também se sentiram ofendidos. Creio que o significado de hipótese também deve ter sido esquecido.

Bom, fiz esta introdução toda para dizer que fico preocupado com a liberdade de expressão, que vejo sendo atacada por esta situação. Agora não se pode dizer nada que ofenda ninguém - creio que a ofensa está em quem aceita, e não em quem a profere, independente de intencionalidade ou não e isso é motivo para entrar na justiça lutar por uma grana alegando perdas morais. Acho isso uma imoralidade muito maior do que qualquer motivo que possa ter levado alguém a entrar na justiça.

Não sou favorável à ofensas gratuitas, ou com o objetivo de destruir a imagem de alguém, ainda mais quando o objetivo disso é tirar proveito do problema gerado ao outro. Mas emitir opiniões, obviamente sensatas e baseadas em análises considero um direito de qualquer cidadão. Hoje já estamos sendo cerceados no que diz respeito a nossa liberdade de estar nos lugares, pois o excesso de violência criou um sistema de toque de recolher. E agora além de ficarmos cada vez mais em nossas casas passaremos cada vez mais a pensar e dizer cada vez menos, afinal, qualquer um que se sentir ofendido com algo que dissermos poderá entrar na justiça e acabar conosco. Então por que nos arriscarmos?

Fico imaginando nosso breve futuro. Vejo alguém pulando de cabeça no chão e se machucando todo, digo que o que ele fez foi uma besteira e ele me processa por tê-lo chamado de besta, independente do que ele ter feito ter sido uma besteira. (Aqui vale um comentário que dizer que a atitude foi uma besteira não é o mesmo que o chamá-lo de besta, o comentário é puramente restrito ao ato, e não à pessoa)

Tenho visto também recentemente vários humoristas tomando processos por causa de imitações que fazem. Humor é para ser escrachado, exagerado mesmo. Não consigo conceber um humor politicamente correto.

Será que daqui a pouco os caricaturistas também passarão a ser alvo? Afinal, eles também emitem as opiniões deles, porém com imagens, e certamente nada contidas.

Que sociedade é esta que estamos criando? Onde pararemos?

Defendo sim a liberdade de expressão, porém condeno as ofensas com dolo.

Aos que
tiverem interesse em ler algo do que foi publicado, seguem alguns links:
-
Juízes dão mais duas decisões a favor da Folha
-
Juiz vê "assédio judicial" em ações de fiéis da Universal

Nenhum comentário: