Sobre este blog

Este nome é facilmente interpretado como 'Mundo Idiota', o que não deixa de ser, visto que atualmente vivemos em um mundo do TER e pior, do PARECER TER / SER, enquanto o que devemos valorizar é o SER. Mas o nome tem outro motivo. Uma pessoa que defende sua pátria é chamado de patriota, numa analogia a pessoa que defende o mundo seria o MUNDIOTA.
 

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Elevador: como utiliza-lo

Pois é, escreverei aqui como utilizar o elevador, este recurso tão comum em nossas vidas, porém ainda um mistério para muitas pessoas, eu creio.
E por que digo isso? É que no prédio onde trabalho vejo muitas pessoas utilizando incorretamente, o que gera paradas e deslocamentos desnecessários.

Há o elevador que não gera erro, que é naqueles prédios onde somente há um, ou seja, para solicitar o elevador basta apertar o ÚNICO botão que tudo funciona normalmente. Porém o problema é quando existem 2 elevadores.

Em cada andar (exceto primeiro e último) sempre existem 2 botões, um com uma seta para cima e outro com uma seta para baixo. E o que significa isso? Significa que VOCÊ deve apertar o botão correspondente a ação que VOCÊ quer efetuar, e não a ação que o elevador deverá efetuar para chegar até você. O processo de decisão é do elevador, VOCÊ somente precisa informar a ele o que deseja, que ele saberá onde está, qual o elevador mais próximo e então o enviará até você.

Caso você aperte os 2 botões, os 2 elevadores serão enviados até você, num esforço desnecessário e podendo atrasar o elevador para outras pessoas. Sem contar também que um elevador que esteja subindo parará no seu andar caso deseje descer, evitando aquela pergunta "está descendo?".

Viram só, é bem simples o uso. Nada de apertar os 2 botões para ver se chega mais rápido. Apertem somente o que necessitam fazer, e deixe o elevador fazer o resto.

Ah, e ao invés daqueles placas imbecis em cada andar, pedindo para verificarmos se "o mesmo" encontra-se no andar, seria muito mais útil uma pequena informação informando como utilizar corretamente.

4 comentários:

Unknown disse...

Verdade, você tem toda razão, sou sindico do prédio onde resido e o consumo de energia fica 4 vezes maior quando utilizamos os dois elevadores, para evitar gasto, revezamos e a cada 3 dias um funciona.
Colocamos placas nos andares informando como utilizar o elevador (chamar o mais próximo..etc..etc)..não adianta, o pessoal não lê a placa ou lê mas não aprende...
Existe no mercado um componente (inteligente) que instalado no elevador, mesmo vc chamando os 2, o mais próximo é que atende a chamada, mas no nosso caso não dá, pois o prédio tem elevador para banhista e o social...é dose.
Foi a mesma coisa com as luzes das escadas, acendem mas não apagam, ai instalamos sensores.
Não sei se é problema de conscientização, educação ou inteligência.
Abraços,

Nathalia disse...

O que você descreve é a pura verdade, as vezes já apertamos o botão chamando o elevador para descer e chega outra pessoa, ve a luz indicativa e aperta o outro botão. Parece que se apertarem todos os botões vão descer mais rápido.

Anônimo disse...

20/08/08 13:10


Ameiiiiiiiiiii Este post rsrs... hoje mesmo presenciei está cena em 4 dos cinco elevadores que existem na faculdade, quando chegam todos se abrem e somente entra 2 ou 3 pessoas em um elevador , os outros foram usados indevidamente(atrasando a vida dos outros) , eu estudo no 11º andar e nunca consigo descer de elevador... PQ????????????????????????????? Os engraçadinhos pegam o elevador até o 12º andar e não descem lá, quando chega no 11º andar para descer está LOTADO e isso não é uma vez que fico esperando, são duas, são três, o povo não ajuda, um modo mais fácil e rápido de sair da faculdade é usar a escada rolante que vai somente até o 10º andar, ainda tenho que descer um andar. Eu mereço rsrs...


Beijos e Saudades Henrique :)...


Shá Manzaro.

Pod papo - Pod música disse...

Ai que vexame, eu faço tudo isso (rs) aperto os doias botões para ver qual chega primeiro e dependendo de que setinha estivesse acesa eu pensava que era para indicar se o elevador estava subindo ou descendo. Mas se dependesse de mim eu jamais usaria elevador porque eu tenho medo, eu uso porque ás vezes quando vou fazer entrevista de emprego em alguns lugares tem elevador!

t+